ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Fim do dinheiro em ônibus foi pedido dos motoristas, rebate Rudel

Vinícius Squinelo e Fabiano Arruda | 23/08/2011 22:45

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, afirmou que o fim do uso de dinheiro nos ônibus de Campo Grande foi um pedido do Sindicato dos Motoristas e Cobradores e do MPE/MS (Ministério Público Estadual).

“O MPE se embasou juridicamente, além do assunto ter sido amplamente e por muito tempo discutido, e ninguém falou nada, agora não vale reclamar”, afirmou Rudel, durante evento no Golden Class na noite de hoje, rebatendo o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).

O parlamentar afirmou, durante a sessão de hoje na Assembleia Legislativa, que vai pedir informações sobre quem tomou a decisão e qual a legislação que embasa o fim do pagamento de tarifa de ônibus urbano em dinheiro.

“Se fosse inconstitucional, muitas cidades estariam erradas, como Goiânia. O primeiro direito é o de conservar a vida, antes de qualquer outro, mesmo o do consumidor”, defendeu Rubel.

De acordo com Marquinhos Trad, não se pode impedir qualquer pagamento em moeda corrente e o assunto é abordado no artigo 21 e inciso VI do artigo 22 e artigo 164 da Constituição. O artigo 315 do Código Civil também seria violado com a proibição. Marquinhos Trad disse que também soube, informalmente, que o fim do pagamento da tarifa em dinheiro foi proposto pelo Ministério Público, para conter a onda de roubos em ônibus coletivo. “Vamos apurar onde está a inconstitucionalidade”, disse.

Pela medida anunciada pela Prefeitura e Assetur, a partir do dia 26 começa a ser implantado o cartão como única forma de pagamento. A exigência começa pelos ônibus articulados e será feita de forma gradual para que a população possa adquirir o cartão e se adapte ao sistema.

Nos siga no Google Notícias