ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Fique atento: hora de entrar e sair do carro é decisiva em casos de roubo

Abaixar as travas logo ao entrar no veículo é a outra recomendação

Helton Verão | 30/09/2012 10:14
Verificar o local antes de entrar no veículo é essencial ressalta delegada (Foto: Helton Verão)
Verificar o local antes de entrar no veículo é essencial ressalta delegada (Foto: Helton Verão)

Muita observação e atenção ao entrar em seu veículo e ao chegar a sua residência é o que sugere como prevenção a roubos, a delegada da Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos), Maria de Lourdes Cano.

A estratégia é uma das mais utilizadas pelos criminosos na abordagem para o roubo, o intervalo de tempo em que o portão eletrônico se abaixa ou levanta; quando o condutor entra no veículo, até que as travas estejam abaixadas e também a rotina deste condutor, se ele segue o mesmo caminho e horários todos os dias pode chamar a atenção dos bandidos.

“Tem que observar muito antes de entrar em suas casas, se tiver algo suspeito, dê a volta no quarteirão. Ao entrar no veículo abaixe as travas das portas, não estacione em via pública escura ou isolada. Não repetir o caminho e horários, não ter rotina” recomenda a delegada Maria de Lourdes.

Sobre a rotina, a delegada lembrou do caso dos estudantes Breno Luigi Silvestrini de Araujo e Leonardo Batista Fernandes, pois os jovens inicialmente não eram o foco dos bandidos e sim uma senhora que reside na Via Park, eles estavam acompanhando a rotina dela por vários dias e por detalhes mudaram os planos para os jovens.

“Sobre o caminho que faço até minha residência, não posso mudar muito, pois existe apenas ele, mas sempre observo muito ao redor se ver algo estranho sigo em frente e dou mais umas voltas”, conta a médica veterinária Ana Lídia Knorr, que reside no bairro Chácara Cachoeira.

Por questão de segurança, outra moradora desistiu de morar em residências para se mudar para um condomínio, onde se sente mais segura por estar sempre monitorada pelo segurança do prédio.

“Há sete anos mudei para o condomínio, meus filhos gostam de sair e chegar de madrugada, eu não fico tranquila enquanto eles não chegam, com o segurança do prédio fico mais segura ele acompanha quem entra e quem sai”, comenta a funcionária pública Noeli Nascimento.

Lembrou ainda que seus filhos estudam na mesma faculdade onde estudavam os jovens Breno e Leonardo, e que um local onde estudam de mil a duas mil pessoas não pode ter tão pouca segurança como tem. “Até antes de acontecer isso com os meninos, sempre me falavam que saíam da aula e os carros estavam com pneus murchos e com os sons roubados”, finaliza.

A delegada Maria de Lourdes, da Defurv, orienta  motoristas a ter atenção redobrada ao entrar e sair  de veículos. (Foto: Pedro Peralta)
A delegada Maria de Lourdes, da Defurv, orienta motoristas a ter atenção redobrada ao entrar e sair de veículos. (Foto: Pedro Peralta)

Mais segurança-Para combater a criminalidade nas regiões das universidades de Campo Grande a Polícia Militar intensificou desde o último dia 5, o policiamento em frente às instituições de ensino. De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David, serão 60 policiais em carros e motos.

David também afirma que as rondas serão intensificadas nas proximidades dos bares de Campo Grande para evitar assaltos, furtos e sequestros. “A minha orientação é de que marginal tem que ser tratado como marginal. Não tem que dar moleza”, afirma.

Conforme o comandante da PM, a operação não será temporária e que os policias deverão permanecer em frente às instituições e nas proximidades de bares. “Vou manter. Nós teremos não só policiais fardados, mas também à paisana”.

Nos siga no Google Notícias