ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Focos disparam e Prefeitura faz mutirão para limpar e multar terrenos

Aliny Mary Dias | 03/02/2014 08:59
Terreno é o primeiro que cumpre resoluções da lei em vigor desde junho do ano passado (Foto: Marcos Ermínio)
Terreno é o primeiro que cumpre resoluções da lei em vigor desde junho do ano passado (Foto: Marcos Ermínio)

Com a preocupação de uma nova epidemia de dengue semelhante à registrada no ano passado, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começou nesta segunda-feira (3) uma das ações da força-tarefa que multa, limpa e cobra de proprietários a limpeza de terrenos baldios.

Em vigor desde junho do ano passado, a lei complementar que cobra dos proprietários a limpeza e, caso nada seja feito, dá a Prefeitura condições de limpar os terrenos privados começou a ser colocada em prática hoje.

A negligência do dono de um terreno localizado na Rua Taquari, no bairro Santo Antônio, levou o município a cumprir outra resolução da lei. O proprietário foi multado em R$ 1.624 mil no ano passado, e após duas visitas de técnicos, foi constatado que o terreno continuava sujo.

Operários da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habilitação) em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) começaram a limpeza e mais de três caminhões precisaram ser usados para retirar toda a sujeira do espaço.

Os trabalhos devem durar a manhã toda e a expectativa é que os focos de dengue que já foram encontrados no local não voltem a acumular.

Segundo a chefe de fiscalização das áreas verdes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Maria Luiza Rolim, a lei consiste em notificar os proprietários que não limpam as áreas.

“Nós damos um prazo de 10 a 15 dias para a pessoa limpar, se nada for feito, nós multamos e depois fazemos visitas para ver as condições das áreas”, explica.

Chefe de fiscalização da Semadur afirma que várias notificações foram feitas para proprietário (Foto: Marcos Ermínio)
Chefe de fiscalização da Semadur afirma que várias notificações foram feitas para proprietário (Foto: Marcos Ermínio)
Trabalhos devem durar o dia todo (Foto: Marcos Ermínio)
Trabalhos devem durar o dia todo (Foto: Marcos Ermínio)

Depois da multa e das visitas, o proprietário é avisado que a limpeza será feita pela Prefeitura. Nesse caso, o dono precisa pagar mais 10% do valor da multa, referente ao serviço de limpeza, e duas vezes o valor inicial. No caso do terreno do Santo Antônio, o dono teve um prejuízo estimado em R$ 5 mil.

Dengue – O coordenador do Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), Alcides Ferreira, acompanhou os trabalhos e explica que a força-tarefa entre as secretarias foi criada depois do aumento de focos do mosquito Aedes Aegypti.

“O que nossas equipes identificaram até agora é que a infestação da dengue está igual ao mesmo período do ano passado, mas estamos preocupados porque os focos aumentaram. Nossa saída é fazer ações como essa de limpeza”, completa Ferreira.

Nos siga no Google Notícias