ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

“Fogueteiros” de plantão enfrentam filas para as compras de Ano Novo

Paula Maciulevicius | 31/12/2011 14:54
Em frente à loja de fogos, a fila fazia consumidores esperarem até sentados na motocicleta. (Foto: Simão Nogueira)
Em frente à loja de fogos, a fila fazia consumidores esperarem até sentados na motocicleta. (Foto: Simão Nogueira)

Com motivos de sobra para comemorar o ano que se encerra ou apenas para fazer a alegria da criançada com o colorido no céu, “fogueteiros” de plantão formaram filas e filas pelas lojas de fogos de artifícios.

Debaixo de sol ou de chuva eles ficaram lá esperando a vez de levar para casa o símbolo da virada de ano. “Vou incomodar os vizinhos né? Todo ano tem que fazer isso”, brinca o corretor de imóveis Ronan Alaman, 32 anos.

Com as mãos lotadas de fogos, hoje ele estava fazendo a segunda remessa de compras. “Ah, vai pelo Corinthians também. Pelo campeonato desse ano e pela Libertadores do ano que vem”, comenta aos risos.

Mas será que somente os fogos da virada serão suficientes? Ele responde “Vou comprar é a loja toda”.

O atrativo no céu envolve crianças e adultos e na casa de Ronan não pode passar esquecido.

Entre as conversas na fila, os desejos de Feliz Ano Novo e as perguntas “você viu a outra loja lá? Lotada, uma muvuca de gente”, dizia o eletrotécnico Pablo Vieira Covre.

“É praticamente uma peregrinação onde é perto do caminho de casa”, completa.

 “Fogueteiros” de plantão enfrentam filas para as compras de Ano Novo

Os cuidados que não podem ser dispensados - Para as crianças da casa da autônoma Cida Flores, 49 anos, que ficam fascinadas pelas cores, ela leva estalo e vela magnética. Os fogos também estão nas compras, junto com toda a atenção.

“O cuidado é o principal da festa. Estou levando os de cores, mas que não tem barulho. Tudo muito simples e nada que provoque acidentes”, alerta.

E o alerta de Cida é extenso a todos os “fogueteiros” de plantão. O Corpo de Bombeiros orienta para que antes de tudo, as pessoas tomem cuidado na hora de soltá-los. “Fazer afastado, longe das pessoas, nunca na direção delas. E o cuidado também deve ser com a rede elétrica. Às vezes pode bater e voltar atingindo outras pessoas”, explica o diretor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, coronel Joaquim Lopes.

Para não começar o primeiro dia de 2012 sendo atendido pela corporação, o coronel fala ainda que a mistura álcool e fogos pode ser o mais perigoso.

“Bebida e fogos são uma combinação explosiva. Se a pessoa estiver alcoolizada, pode não ter equilíbrio, cair e causar um acidente maior ainda”, reforça.

Nos siga no Google Notícias