ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Fórum de Ciência e Tecnologia de MS terá presença do ministro Aldo Rebelo

Thiago de Souza | 29/07/2015 19:32
Ministro abrirá o Fórum de Ciência e Tecnologia de MS nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação MCTI)
Ministro abrirá o Fórum de Ciência e Tecnologia de MS nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação MCTI)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, abre, nesta quinta-feira (30), em Campo Grande, a primeira reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no auditório do Crea/MS, às 9h, e contará com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

O Fórum é vinculado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e tem o objetivo de articular e promover a regulamentação e a implantação de políticas governamentais para fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O superintendente de Ciência e Tecnologia do Estado, Renato Roscoe, disse que o Estado vive um cenário de planejamento e definição de prioridades estratégicas, e que o “o empreendedorismo e a inovação são insumos essenciais para o desenvolvimento sustentável”.

O encontro foi destacado pelo diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelo Turine, como ponto de encontro entre a academia, o setor produtivo e o governo na proposição de programas e ações estratégicas de ciência, tecnologia e inovação.

Programação

Representantes das 25 instituições que vão integrar o órgão colegiado permanente tomarão posse nesta primeira reunião. Durante a conferência serão instituídas dez câmaras temáticas: Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Ambientes de Inovação, Estado Digital Inteligente, Economia Criativa, Intensificação da Produção em Pastagens Degradadas, Cadeias Produtivas, Ciência e Tecnologia na Educação, Bioeconomia, Biodiversidade e Bioenergia.

Também serão discutidas ações para promover a criação e o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Na ocasião, o governador assinará a autorização para a contratação de 95 projetos de pesquisa e inovação aprovados nas ChamadasPúblicas Pronex (Programa Núcleos de Excelência), PPP (Programa Primeiros Projetos), Pronem (Programa Núcleos Emergentes) e Tecnova (Programa de Inovação nas Micro, Pequenas e Médias Empresas), totalizando R$10.500.000,00 em recursos da Fundect, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

No período da tarde, as 13h30, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, fará uma visita à nova sede da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), localizada na saída para Rochedo.

Nos siga no Google Notícias