ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Funcionários dizem que terminais ficaram desde sexta sem limpeza

Paula Vitorino e Mariana Lopes | 17/12/2012 11:07
Adalton tenta colocar lixo na lixeira lotada. (Fotos: Luciano Muta)
Adalton tenta colocar lixo na lixeira lotada. (Fotos: Luciano Muta)
Lixeiras lotadas na manhã de segunda-feira.
Lixeiras lotadas na manhã de segunda-feira.

Os terminais do transporte coletivo amanheceram com lixo e banheiros praticamente interditados, nesta segunda-feira (17), em Campo Grande. Segundo os funcionários, a limpeza não é feita desde sexta-feira (14).

Hoje uma nova empresa assume a limpeza dos terminais, mas até ontem a responsabilidade era da contratada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a Socicam.

Quem foi até os locais nesta manhã precisou andar em meio a sujeira e torcer para não precisar ir ao banheiro. A reportagem visitou os terminais Bandeirantes, General Osório e Morenão, e em todos o cheiro forte dos banheiros podia ser sentido de longe.

No Bandeirantes, o local estava até com vômito. “O banheiro está parecendo um chiqueiro. Nem consegui entrar direito”, disse Paulo Marcos Silva, de 72 anos, após sair do banheiro.

O aposentado Adalton Cardozo Rosa, de 72 anos, tentou jogar um lixo na lixeira, mas teve dificuldade porque as lixeiras já estavam lotadas, no terminal Morenão.

“Não dá para colocar mais nada. É colocar o lixo aqui e cair tudo”, diz.

Banheiro masculino sujo.
Banheiro masculino sujo.

Frequentadora do terminal General Osório, a aposentada Leonor Maria Ovando, de 71 anos, estranhou a sujeira nesta manhã.

“Todo dia está limpinho o terminal, mas hoje está bem sujo. Pensei, mesmo, que as meninas não vieram trabalhar hoje”, diz.

O diretor de Transporte da Agetran, Lucio Murilo Barros, explicou que a quantidade de lixo em todas as segundas-feiras é maior nos terminais devido à “bagunça” de domingo, que também tem o número de funcionários reduzido.

Ele afirma que não recebeu comunicado dos fiscais dos terminais sobre abandono de serviço, mas diz que existiram algumas faltas de funcionários em alguns locais.

Hoje a nova empresa é responsável por manter limpos todos os terminais. São 8 terminais para uma equipe de cerca de 60 profissionais de limpeza, em escala de turno.

A reportagem tentou contato com a Socicam, mas não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias