ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Obras de drenagem no Shopping e Ernesto Geisel param por conta da chuva

Jorge Almoas | 22/01/2011 11:40
Galeria construída debaixo do estacionamento do Shopping Campo Grande tem 3,5 m de altura (Foto: João Garrigó)
Galeria construída debaixo do estacionamento do Shopping Campo Grande tem 3,5 m de altura (Foto: João Garrigó)

As obras de drenagem no Shopping Campo Grande e próximo à Avenida Ernesto Geisel ficaram praticamente paralisadas nesta semana por conta do volume de chuvas que atingiu Campo Grande na maior parte dos dias. No entanto, os operários aproveitaram a manhã de sol deste sábado para adiantar o serviço.

No canteiro de obras do Shopping Campo Grande, a galeria de drenagem que vai passar por debaixo do estacionamento – atualmente inexistente – está pronta. De acordo com o mestre de obras, a galeria tem 3,5 metros de altura e está finalizada.

As ações se concentram na continuação da galeria, sob onde é a Rua Paulo Coelho Machado (antiga Furnas). No entanto, o terreno úmido compromete prosseguimento à obra e os materiais retirados também não podem ser transportados do local, segundo os operários.

De acordo com o secretário municipal de Obras, João Antônio de Marco, as chuvas prejudicam o calendário das obras, mas ele afirma que os trabalhos estão adiantados. “A galeria sob a Furnas e passando debaixo do estacionamento do Shopping elimina definitivamente a possibilidade de enchentes na região”, frisa De Marco.

O secretário adianta que uma nova avenida, saindo da Via Parque por uma via que passa ao lado do córrego Prosa até a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camillo, vai melhorar o trânsito no local. As obras ainda serão licitadas e não há prazo para início dos trabalhos.

“Podemos fazer junto com a construção da galeria ou após a finalização dessa etapa. Tudo depende da chuva e da licitação”, comentou o secretário de Obras.

Para evitar que o Fort Atacadista e o Shopping Norte Sul Plaza, localizados na Avenida Ernesto Geisel, voltem a alagar como aconteceu no dia 6 de janeiro, e em diversas ocasiões anteriores, a prefeitura está executando a construção de galerias de escoamento da água pluvial no entorno do novo shopping, previsto para ser inaugurado em março.

Com início há uma semana, as obras na Rua Santa Adélia e Cubatão são para construir sistema de drenagem. A galeria vai da Rua Santa Adélia, sobe pela Cubatão até a Via Morena, desce pela Jaceguai até a Rua Japão.

As ruas estão destruídas pelas máquinas, que abrem caminho para a construção da galeria. A previsão é que as obras durem 60 dias.

Na tarde deste sábado, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai interditar a Ernesto Geisel para obras. Vários pontos da avenida apresentam desmoronamento da encosta do rio Anhanduizinho, com interdições concentradas na frente do ginásio Guanandizão e do Shopping Norte Sul Plaza.

Nos siga no Google Notícias