ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Garoto vira problema ao viver de furtos para comprar drogas na Capital

Renan Nucci | 26/02/2015 11:34
Menor foi levado à Depac Piratininga ontem, após furtar casa no Los Angeles. (Foto: Marcelo Calazans)
Menor foi levado à Depac Piratininga ontem, após furtar casa no Los Angeles. (Foto: Marcelo Calazans)
Ficha policial do menor infrator chega a cinco páginas, entre flagrantes, fugas e abordagens. (Foto: Marcos Ermínio)
Ficha policial do menor infrator chega a cinco páginas, entre flagrantes, fugas e abordagens. (Foto: Marcos Ermínio)

Ele tem 17 anos e já foi parar na delegacia inúmeras vezes. O menor em questão é usuário de drogas e por causa do vício acumula passagens por furto, tentativa de furto, desacato, desobediência, tráfico, violação de domicílio e evasão de local de custódia, todos atos infracionais de menor potencial ofensivo.

A ficha dele chega a cinco páginas entre flagrantes, fugas e abordagens. A cada vez que é apreendido, não demora a voltar para as ruas, seja por questões legais ou porque foge das clínicas de internação carentes de segurança específica.

Para a Justiça, o adolescente se encontra em situação de vulnerabilidade e precisa de tratamento contra a drogadição, não de recolhimento em Uneis (Unidades Educacionais de Internação), independentemente da reincidência e dos prejuízos que causou à sociedade.

A família já não sabe mais o que fazer. Nos últimos 26 dias o infrator foi apreendido 11 vezes, sendo dez por furto e uma por tráfico, em 31 de janeiro, 03, 04, 10, 14, 15, 16, 17, 19, 22 e 25 de fevereiro.

Flagrante - No caso mais recente, o garoto transitava pela região do Jardim Los Angeles, quando “decidiu” invadir uma residência na Rua Antônio Prado. Ele arrombou a porta para subtrair alimentos, uma bicicleta e um telefone celular. Detido pela Guarda Civil Municipal, alegou na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga que, como em outras ocorrências, cometera o delito para trocar os objetos furtados por entorpecentes.

A delegada Daniella Kades, da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude), afirma que a polícia cumpre suas obrigações seguindo rigorosamente as leis  do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) - o autor é liberado e o caso levado ao conhecimento do poder judiciário. “Mesmo em flagrante, não podemos apreendê-lo porque ele não comete seus atos infracionais mediante violência ou ameça. Seus delitos são de menor potencial ofensivo”, explica a delegada.

A promotora da Infância e da Juventude, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, conhece bem a situação e afirma que nenhuma medida (nem mesmo a Unei) terá efeito se antes o garoto não for afastado das drogas. Problemático, sempre que foi internado em clínicas de reabilitação, deu um jeito de fugir. “É questão de saúde. Ele se encontra em situação vulnerável e precisa de amparo. Já encaminhei pedido ao colega da área para que acione o Juiz em busca de uma internação compulsória. Daqui há seis meses ele completa 18 anos e então, interná-lo ficará ainda mais difícil”, disse.

Nos siga no Google Notícias