ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Gaúchos abrem no domingo comemorações da Semana Farroupilha

Edmir Conceição | 08/09/2011 17:58
Cerimônia do acendimento da Chama Crioula ao lado do busto do ex-governador Harry Amorim Costa. (Foto: CTG)
Cerimônia do acendimento da Chama Crioula ao lado do busto do ex-governador Harry Amorim Costa. (Foto: CTG)
Desfile em comemoração à Revolução Farroupilha no ano passado (Foto: CTG Tropeiros da Querência)
Desfile em comemoração à Revolução Farroupilha no ano passado (Foto: CTG Tropeiros da Querência)

Neste domingo, 11, às 7h30, o CTG Tropeiros da Querência de Campo Grande, inicia as comemorações alusivas à Semana Farroupilha 2011 com o tradicional acendimento da Chama Crioula no Parque das Nações Indígenas e em seguida desfile pelas ruas da Capital.

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.

A Semana Farroupilha do CTG Tropeiros da Querência será realizada de 11 a 20 de setembro. Durante todo o período a Chama Crioula permanecerá acesa, pois é o fogo que simboliza a tradição gaúcha e a aproximação dos povos.

Patrão do CTG Tropeiros da Querência, José Valdemir Rocha diz que uma roda de chimarrão no Parque após o acendimento. “Após esse ato começaremos o desfile farroupilha saindo da Afonso Pena em direção à sede do CTG. Na chegada, faremos uma rápida solenidade com o hasteamento das bandeiras e pronunciamentos, além da Missa em Rito Crioulo. Todos podem participar das comemorações e conhecer porque setembro é tão importante para a tradição gaúcha”.

O acendimento da Chama Crioula será realizado às 7h30 no Parque das Nações Indígenas, na área da escultura do gaúcho Harry Amorim Costa, primeiro governador de Mato Grosso do Sul. Em seguida, às 8h, os tradicionalistas desfilam pelas ruas de Campo Grande até a sede do CTG Tropeiros da Querência. Às 10h está programada a solenidade de abertura dos festejos farroupilhas e 10h30 a Missa Crioula.

(Com informações do CTG Tropeiros da Querência)

Trajeto - O Desfile Farroupilha começa na Avenida Afonso Pena e segue pelas Ruas José Antônio, Rodolfo José Pinho, Eduardo Elias Zahran, Avenida Três Barras e Rua Miguel Sutil.

O CTG Tropeiros da Querência está localizado a Rua Miguel Sutil, 445, bairro Vilas Boas. Informações sobre os eventos comemorativos da Semana Farroupilha pelo telefone 3341-1810 a partir das 13h.

Nos siga no Google Notícias