ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Governo de MS busca apoio privado para restaurar a Casa do Artesão

Prédio precisa ser revitalizado e ideia é montar um café nas dependências

Mayara Bueno | 11/07/2016 10:03
Centro cultural poderá ser gerido por uma empresa privada. (Foto: Marina Pacheco)
Centro cultural poderá ser gerido por uma empresa privada. (Foto: Marina Pacheco)

Patrimônio histórico e um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, a Casa do Artesão poderá ser revitalizada por uma empresa privada. O governo de Mato Grosso do Sul estuda a possibilidade de fechar parceria e está em fase de conclusão de um projeto para ser entregue a setores da sociedade interessados em assumir.

A princípio, há conversas com o Banco do Brasil. No local foi instalada a primeira sede da instituição financeira na Capital.

Local de comércio e divulgação do artesanato regional, o prédio, construído em 1923 para ser residência e comércio, está localizado nas avenidas Afonso Pena e Calógeras. Segundo a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Andréia Freire, a proposta está sendo finalizada com os principais pontos, como as fragilidades, o estado atual do prédio, entre outras características, para apresentar ao possível parceiro.

A ideia no local é promover semelhante o que ocorre na Morada dos Baís, que fica próximo da Casa do Artesão, na Afonso Pena, que é administrada atualmente pelo Sesc. “No nosso projeto tem uma proposta de convivência com um café, por exemplo”. Ainda de acordo com Andréia ainda não há detalhes fechados, mas a proposta deve ser concluída e apresentada no máximo mês que vem. “Já temos o grosso, agora estamos filtrando as informações”.

Sobre a parceria com o Banco do Brasil, a presidente afirmou que ainda não há nada fechado, mas a instituição foi lembrada, pois ali se instalou a primeira sede. "O fato de que a Casa foi a primeira sede, traz uma possibilidade de parceria com o Banco do Brasil". 

Segundo o Executivo Estadual, a ideia não é tirar a responsabilidade do governo na manutenção, mas compartilhar a responsabilidade. “É importante que tenha parceria. O governo sozinho não tem condição. Ter uma parceria é uma maneira responsável de viabilizar condição para que aquele aparato cultural seja oferecido à sociedade, mas isto não isenta a responsabilidade do governo”.

Por lá, segundo Andreia, a questão mais urgente é a estrutural e de acessibilidade. Inclusive, semana passada, o governo deu ordem para uma empresa construir um projeto de execução da reforma ao custo de R$ 77 mil. Já a obra em si, que abrangerá reparo na estrutura e calçada, custará R$ 600 mil, recurso o qual a metade já está garantido por uma emenda parlamentar do senador Waldemir Moka (PMDB).

*Matéria editada para correção de informação às 10h48.

Na esquina da Afonso Pena com a Calógeras, a Casa do Artesão está com a estrutura danificada. (Foto: Marina Pacheco)
Na esquina da Afonso Pena com a Calógeras, a Casa do Artesão está com a estrutura danificada. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias