ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Governo decreta luto oficial de três dias por morte do ex-deputado Nelson Trad

Ana Paula Carvalho e Wendel Reis | 08/12/2011 10:27
Nelson Trad é velado no Parque das Primaveras (Foto: João Garrigó)
Nelson Trad é velado no Parque das Primaveras (Foto: João Garrigó)

O governador do Estado, André Puccinelli, decretou luto oficial de três dias, a partir de hoje, pela morte do ex-deputado Nelson Trad, pai do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.

O corpo Trad é velado desde as 3h da madrugada desta quinta-feira (8) no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande e será sepultado às 15h.

Aos 81 anos, Trad morreu na noite de quarta-feira (7) no hospital Proncor, vítima de um problema cardíaco, que começou em 1983, quando teve que fazer uma cirurgia e passou a fazer revascularizações frequentes. No ano passado, ele implantou um marca-passo e recentemente colocou dois stents para reforçar o bombeamento do sangue.

Política - Nascido em Aquidauana, em 1930, o advogado e professor Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Durante a carreira política na Câmara dos Deputados, Trad foi ainda líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética.

Ele foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul. Culto e habilidoso com as palavras, Nelson Trad era um crítico ácido principalmente ao PT.

O patriarca da família Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957, e voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista, mas acabou entrando na política.

Aliás, a militância política teve um ensaio antes do retorno ao Estado, quando Nelson Trad comandou uma greve que parou a linha de bonde no Rio de Janeiro.

"O movimento saiu da minha faculdade, do Catete, e até hoje alguns remanescentes lembram com saudades", disse o ex-deputado em uma entrevista à TV Assembleia, exibida em maio deste ano.

O protesto rendeu a fama de "baderneiro" e de "comunista" a Trad, que era advogado do PCB (Partido Comunista do Brasil). "Alguns afirmaram de forma segura: esse é um comunista", contou o patriarca, naquela entrevista. Durante a Ditadura Militar, Nelson Trad ficou preso por 25 dias.

Ele deixa três herdeiros na política: o prefeito Nelsinho Trad, o deputado federal Fábio Trad e o deputado estadual Marquinhos Trad, além das filhas Fátima Trad e Maria Tereza Trad..

Nos siga no Google Notícias