ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Governo firma convênio para reduzir gastos com ações judicias na saúde

Antonio Marques | 08/05/2015 16:32
Com o termo assinado Reinaldo Azambuja pretende agilizar o atendimento na Defensoria (Foto: Marcelo Calazans)
Com o termo assinado Reinaldo Azambuja pretende agilizar o atendimento na Defensoria (Foto: Marcelo Calazans)
O secretário estadual de Saúde Nelson Tavares espera reduzir os gastos com as judicializações na Defensoria (Foto: Marcelo Calazans)
O secretário estadual de Saúde Nelson Tavares espera reduzir os gastos com as judicializações na Defensoria (Foto: Marcelo Calazans)

O governador Reinaldo Azambuja assinou, na tarde de hoje, dia 8, convênio de cooperação com a Defensoria Pública do Estado com a intenção de agilizar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir as despesas com as judicializações dos casos. Em 2014, o Estado gastou R$ 25 milhões com pagamentos de cirurgias e aquisição de medicamentos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, o gasto com processos judicializados na Defensoria Pública por conta de atendimento à saúde aumenta cerca de 30% ao ano. “É um aumento progressivo, que estima chegar a 38% neste ano de 2015”, declarou. Tavares preferiu não apresentar uma estimativa de redução de gastos com a medida, mas acredita que será algo expressivo.

Com o termo assinado com o Defensoria, a Secretaria de Saúde vai manter três profissionais (dentista, farmacêutica e enfermeira) atendendo diariamente aos usuários na unidade da Defensoria no centro da Capital. “Vamos conseguir atender melhor as pessoas que procuram a Defensoria e dar mais celeridade nas respostas. Com isso será possível evitar muitas ações contra o Estado”, comentou o Defensor Público-Geral Paulo Andre Defante.

Reinaldo Azambuja reconheceu que o Estado têm carências e disse que a caravana da saúde, que já esteve em Coxim e Ponta Porã busca melhorar o atendimento dos serviços de saúde. “Estamos levando equipamentos de tomografia, endoscopia e aparelhando UTIs por onde a caravana está passando”, afirmou o governador, acrescentando que a cidade de Três Lagoas será a próxima a receber os mutirões da saúde.

Para Azambuja, os profissionais atendendo os usuários direto na Defensoria vai poder oferecer uma resposta rápida e evitar a longa espera do paciente pela aquisição de algum medicamento ou qualquer outro procedimento hospitalar que for necessário.

Nos siga no Google Notícias