ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Governo zera IOF para garantias de obras de infraestrutura

Wellton Máximo, da Agência Brasil | 16/08/2012 17:52

Um dia depois de anunciar a concessão de rodovias e ferrovias à iniciativa privada, o governo editou uma medida que vai baratear os projetos de infraestrutura.

O Diário Oficial da União publicou hoje (16) decreto que zera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o seguro-garantia, exigido nos financiamentos para esses empreendimentos.

A medida entrará em vigor daqui a 90 dias. Atualmente, essas operações pagavam 7,38% de IOF. De acordo com o Ministério da Fazenda, o governo deixará de arrecadar R$ 60 milhões por ano com a desoneração.

Quando um consórcio ou uma construtora pegam financiamentos públicos e privados para os projetos de infraestrutura, eles são obrigados a oferecer garantias às instituições financeiras.

Isso pode ser feito de duas formas: por meio do seguro garantia, que envolve a contratação de uma apólice de seguro (no caso, o seguro- garantia), ou pela fiança bancária, mecanismo sobre o qual o imposto não incide.

Com a medida, os investidores poderão contratar seguros mais baratos, o que reduz o custo final dos empreendimentos.

A medida beneficiará não apenas a construção, mas outras fases das obras que também precisam de financiamento, como a licitação, a elaboração de projetos e os estudos de risco ambiental e de engenharia.

Nos siga no Google Notícias