ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Greve dos agentes de saúde chega ao oitavo dia sem sinal de negociação

Ana Maria Assis | 11/01/2011 10:41

A greve dos agentes de saúde e epidemiológicos de Campo Grande completa hoje 8 dias sem sinal de negociação, apesar da decisão da Justiça que considera o movimento ilegal. Nesta manhã, os profissionais mais uma vez reunidos no diretório do PPS. A multa prevista caso não cumprissem a determinação da Justiça não foi aplicada.

O líder da greve, o presidente do Sintesp(Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública ), Amado Cheikh, afirma que não há desrespeito à ordem judicial, justificando que a paralisação continua em caráter particular. “Se o prefeito quiser que paramos a greve, vai ter que conseguir cerca de 600 liminares da Justiça e entregar para os agentes que encontrar”, afirma.

Ele diz que os agentes estão ainda em busca de mais assinaturas da população, como apoio ao protesto. A meta é conseguir 50 mil por semana, disse ele. Sobre a multa que poderia ser imposta, Cheikh permanece com o mesmo argumento, de que a liminar era em face do sindicato, e de que agora os agentes estão paralisados por conta própria.

Em relação à contratação de novos agentes de saúde temporários, iniciativa anunciada pela prefeitura, o sindicalista afirma que “é preciso anos de treinamento para fazer o serviço”.

O secretário municipal de saúde, Leandro Mazina Martins, reafirmou o que disse ontem ao Campo Grande News sobre a possibilidade da contratação de agentes temporários caso seja necessário.

Ele lembrou ainda do apoio de cem militares do Exército, que a partir do dia 17 iniciam a parceria com a secretaria de saúde no combate à dengue.

Quanto ao argumento de que a greve foi opção adotada individualmente e a liminar é em caráter coletivo, Martins é taxativo: “Isso não existe”.

Nos siga no Google Notícias