ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Greve na educação compromete ano letivo de 2015, diz secretário

Thiago de Souza | 10/08/2015 19:06
Encontro mais recente entre Prefeitura e grevistas, na sexta-feira (6). (Foto: Assessoria ACP).
Encontro mais recente entre Prefeitura e grevistas, na sexta-feira (6). (Foto: Assessoria ACP).

Diante de mais uma recusa dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), em relação a proposta feita pela Prefeitura Municipal, de conceder reajuste de de 8% sobre o salário bruto de cada professor, pago através do cartão alimentação Brasil Card, o secretário Municipal de Educação, Marcelo Salomão, disse que a conclusão do ano letivo em 2015, fica cada vez mais comprometida e aguarda o retorno dos docentes às salas de aula. As negociações serão retomadas nessa terça-feira (11).

Segundo o secretário, 41 escolas estão em greve parcial, que variam de um a 33 professores paralisados, por estabelecimento de ensino. Ainda de acordo com ele, não é fácil calcular a reposição das aulas. “Tem salas que vão precisar repor as aulas. Tem salas que não. Isso vai depender de cada escola e de cada sala”, destacou o secretário. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, o calendário escolar deve ter 200 dias letivos e 800 horas-aulas. Marcelo Salomão estima que “ainda é possível salvar o ano, fazendo reposições em quinto tempo e aos sábados”.

Outra proposta descartada pelos professores foi a de elaborar uma petição, que englobaria as propostas da categoria e da Prefeitura, para que o Tribunal de Justiça tomasse uma decisão. Porém, para isso, era necessário que os grevistas retornassem aos trabalhos. Salomão destacou que, a decisão da Justiça traria segurança à prefeitura, mesmo que tivesse de exceder o limite prudencial de gastos com a folha de pagamento. “Não seria o ideal, mas se fosse para acabar com a greve, nós aceitaríamos”, avisou o titular da Semed.

O secretário informou hoje (10) que vai se reunir nessa terça-feira (11) com os demais secretários do governo para decidir qual proposta pode ser oferecida à categoria. Uma delas, diz o secretário, é “fazer um pedido para que a Justiça julgue o mais rápido possível o caso”. Outra possibilidade a ser oferecida aos docentes, seria que eles pudessem aguardar a decisão judicial, mesmo em greve.

Nos siga no Google Notícias