ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Grupo reúne pacientes de hanseníase em busca de qualidade de vida

Paula Vitorino e Mariana Lopes | 25/01/2013 11:04
Dona Maria é uma das integrantes do grupo. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Dona Maria é uma das integrantes do grupo. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Com mais de 50 pacientes notificados com hanseníase nos cinco anos de atendimento, a administração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Tarumã decidiu formar um grupo para melhorar a qualidade de vida e atendimento dos pacientes.

A primeira reunião aconteceu hoje, com 15 pacientes. “Queremos a participação de todos os pacientes”, diz a gerente da UBS, Raquel Linsmeyer.

O grupo conta com o Núcleo de Apoio à Saúde e Família (NASF), que oferece profissionais específicos: fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutico e psicólogo.

Raquel ressalta que além de oferecer assistência à saúde, o objetivo do grupo é mostrar aos pacientes que eles não estão sozinhos. “A maioria acha que só ele sofre com a doença. O grupo é para mostrar que tem mais pessoas que sofrem com isso”, diz.

As reuniões serão mensais e a próxima já tem data: 22 de fevereiro. A paciente Maria das Graças dos Santos Barbosa, de 53 anos, gostou da ideia e já aderiu ao grupo.

“Gostei da proposta. Fazia tratamento lá no São Julião e gostava porque as pessoas não são discriminadas e aqui (na UBS) senti a mesma coisa no grupo”, diz.

Ela faz questão de destacar que vive uma vida normal e é feliz, mas que ainda existem pessoas com preconceito. “Às vezes as pessoas quando sabem que tenho a doença saem de perto. Ainda sinto muito preconceito por parte das pessoas e isso atrapalha até o psicológico”, diz.

A paciente esclarece que não tem mais o vírus, apenas as sequelas. Ela foi diagnosticada com hanseníase no nervo pela primeira vez em 1998 e fez tratamento por seis meses. Em 2011, a doença voltou com sequelas e ela teve de voltar ao tratamento.

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar de 2 a até mais de 10 anos.

A transmissão se dá por meio das vias respiratórias de uma pessoa com a doença e que não está em tratamento. Depois de iniciado o tratamento, não existe mais a transmissão.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

Nos siga no Google Notícias