ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Guarda Municipal fará segurança do Lixão a partir de segunda-feira

Nadyenka Castro | 31/12/2011 21:03

Segundo o responsável pelo local, Alcindo de Macedo, o prefeito já havia determinado a segurança antes da ordem judicial

Máquinas ajudaram a procurar Maycon. Ele foi encontrado morto. (Foto: João Garrigó)
Máquinas ajudaram a procurar Maycon. Ele foi encontrado morto. (Foto: João Garrigó)

A Guarda Municipal ficará responsável pela segurança do Lixão de Campo Grande a partir de segunda-feira (2). A informação é do responsável pelo local, Alcindo de Macedo.

De acordo com Alcindo, a segurança será feita 24 horas por determinação do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). “O prefeito já havia determinado na quinta-feira, antes da ordem judicial”, afirma.

A ordem judicial a qual o funcionário público se refere é a do juiz da Vara da Infância e Juventude, Roberto Ferreira Filho. Ele solicitou à prefeitura de Campo Grande que tome providência para aumentar a segurança no local.

O assunto passou a ser discutido após o soterramento e morte de um menino de 9 anos nesta semana. Maycon Correia de Andrade foi soterrado pela montanha de lixo no fim da tarde de quarta-feira e o corpo encontrado no dia seguinte.

Segundo Alcindo, os catadores que trabalham no local são orientados diariamente sobre a própria segurança. “Todos os dias a gente se reúne com os catadores e pede para não levar crianças, tomar cuidados, não colocar fogo no lixo”, diz.

Na Justiça - A restrição à entrada de crianças no Lixão é alvo de ação na justiça desde o fim da década de 1990.

Em fevereiro de 2010, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre prefeitura e o MPE para pôr fim ao Lixão. A previsão é que o aterro sanitário seja ativado em julho do próximo ano.

Contudo, até lá, o TAC prevê que a entrada de crianças deve ser impedida. De acordo com o secretário municipal de Governo, a prefeitura de Campo Grande ainda não foi notificada sobre a solicitação do magistrado.

Nos siga no Google Notícias