ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Há anos administrada de forma errada, Santa Casa busca 3º nome para direção

Aline dos Santos | 17/06/2011 11:49
Além de Lastória e Moussa, um terceiro nome será anunciado para gestão compartilhada.
Além de Lastória e Moussa, um terceiro nome será anunciado para gestão compartilhada.

A junta interventora da Santa Casa de Campo Grande está em busca de um terceiro nome para a direção do hospital. Com a saída de Jorge Martins, que ocupava o cargo de diretor-presidente da junta administrativa, já foram anunciados os nomes de Antônio Lastória e Issam Moussa.

Mas em vez de dois, a gestão compartilhada será a três. Nesta sexta-feira, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, revelou que um terceiro nome será definido até a próxima semana. De acordo com ela, a sentença determinando a intervenção judicial na unidade hospitalar não estabelecia cargo de presidente da junta.

A sentença, que é datada de 2007, será aplicada na íntegra só agora, anos depois. “A sentença é muito clara. São nove postos de trabalhos a ser preenchidos”, afirma Dobashi.

A justiça definiu que os secretários estadual e municipal de Saúde como interventores. Outros três cargos de administradores deveriam ser ocupados por técnicos com experiência em administração hospitalar e quatro cargos para as diretorias técnica, administrativa, financeira e clínica.

A Santa Casa, que pertence à ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), está sob intervenção desde janeiro de 2005. Primeiro, por força de decreto municipal e depois por decisão da justiça. O prazo da intervenção termina em 2013.

Neste período, o posto de presidente da junta administrativa já foi ocupado por Rubens Trombini, Pedro Chaves e Jorge Martins. Depois de quase um ano à frente do comando da Santa Casa, Martins pediu demissão e deixou o hospital na última quarta-feira. Hoje, foi publicada a sua exoneração do cargo.

Ainda na quarta-feira, foi anunciado que a gestão do hospital seria compartilhada entre Antônio Lastória, atual diretor de atenção à Saúde da secretaria estadual, e Issam Moussa, que administrou a maternidade Cândido Mariano por oito anos. Os novos diretores participaram de reunião hoje na Santa Casa.

Continuidade – Sem críticas aos outros gestores do hospital, Beatriz Dobashi destacou a experiência dos novos diretores. “Os indicados tem grande vivência nesta área hospitalar”, afirma.

De acordo com ela, serão mantidos os processos seletivos já abertos e a reativação de leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva). “Não vai haver descontinuidade no atendimento à comunidade”, salienta.

Nos siga no Google Notícias