ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Hemosul estende horário de funcionamento neste sábado

Ítalo Milhomem | 15/07/2011 08:04

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado) ampliará o funcionamento neste sábado (16), atendendo das 7 às 18 horas. O atendimento aos sábados é normalmente feito somente no período da manhã. A iniciativa é para que doadores, com indisponibilidade de horário possam ajudar e aumentar as bolsas de sangue.

O centro de hematologia necessita principalmente doadores do tipo sanguíneo B negativo, e AB e A positivo, por conta do baixo estoque destes tipos de sangue. Os interessados em ajudar, devem ir até a avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1517.

Para ser doador É necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação. Antes da coleta de sangue, o doador responde um questionário de saúde.

Mudança - A faixa etária de 16 a 68 anos corresponde à decisão estabelecida no Novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, publicada pelo Ministério da Saúde no mês de junho, por meio da portaria nº 1.353. Antes podiam ser doadores somente pessoas entre 18 e 65 anos. Para o doador adolescentes é necessário que ele tenha por escrito a autorização do responsável legal.

Outra mudança estabelecida no novo regulamento é quanto à orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade), que não poderá ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue.

Nos siga no Google Notícias