ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Horário de verão termina mais tarde neste ano por conta do Carnaval

Alan Diógenes | 03/02/2015 18:41
Com horário de verão estendido, população terá mais tempo para aproveitar o feriado de Carnaval. (Foto: Alcides Neto)
Com horário de verão estendido, população terá mais tempo para aproveitar o feriado de Carnaval. (Foto: Alcides Neto)

Os foliões deste Carnaval 2015 terão mais dias para curtir o horário de verão, podendo aproveitar as praias e balneários brasileiros, que são as principais opções de lazer nesta época. Isso por que a mudança de horário acontece no dia 22 de fevereiro, ou seja, cinco dias depois do Carnaval e quatro após o feriado de Cinzas.

O horário de verão havia começado no dia 19 de outubro do ano passado, quando os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida foi adotada para economizar energia neste período de maior consumo, e só foi estendido por conta dos feriados, que este ano acontecerão um pouco mais tarde, em relação aos anos anteriores.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Para a professora de Ciências, Alessandra Olmedo, 36 anos, com o adiamento do horário de verão, as pessoas terão mais tempo para executar atividades esportivas, além é claro de prestigiar as festas de Carnaval. "Para aproveitar o dia é bem melhor, já que as pessoas estão acostumadas mesmo com esse horário", comentou.

A pedagoga Ana Paula Naves, 27 anos, prefere o horário de verão também. "Os foliões vão poder se divertir ainda na luz do Sol. Durante o dia no período do horário de verão podemos fazer nossas atividades sem parecer que o dia tenha acabado rápido", explicou.

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Nos siga no Google Notícias