ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Hospital da Criança do SUS começa em agosto e atenderá 500 por dia

Zana Zaidan | 03/07/2014 14:22
Hospital da Criança da prefeitura vai funcionar no prédio do Hospital Sírio Libanês, na Afonso Pena (Foto: Arquivo)
Hospital da Criança da prefeitura vai funcionar no prédio do Hospital Sírio Libanês, na Afonso Pena (Foto: Arquivo)

As negociações da prefeitura para transformar o Hospital Sírio Libanês, na região Central de Campo Grande, em Hospital da Criança do SUS (Sistema Único de Saúde), avançaram e a nova unidade deve ser aberta para atender aos pacientes dentro de 30 dias. A estimativa é do secretário municipal de Saúde, Jamal Salem.

Inicialmente, cinco pediatras estarão disponíveis 24 horas, e vão atender de 400 a 500 crianças por dia. No entanto, o número de profissionais disponíveis pode aumentar, conforme o desenvolvimento do projeto, afirma Salem. Nas demais unidades de saúde que hoje contam com pediatras, o horário de atendimento e quantidade de médicos será mantida.

O local, acrescenta, terá estrutura de ambulatório para o pronto-atendimento. Posteriormente, serão reativados os leitos para que o Hospital da Criança possa internar os pacientes. Conforme o Ministério da Saúde, são 35 leitos, três salas de cirurgia, três consultórios médicos e uma sala de recuperação.

Para tirar o hospital do papel e começar a atender os pacientes, falta concluir a licitação do projeto, explica o secretário. “Já está na Procuradoria Geral do Município, e precisamos concluir a licitação para definir o valor do aluguel a ser pago pela prefeitura”, diz.

Problema crônico - Há anos o município tenta solucionar a falta de médicos pediatras na rede pública. Durante o dia, apenas três unidades de saúde 24 horas disponibilizam os profissionais – a Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida. Já no período noturno, segundo Salém, seis unidades ficam com cinco pediatras em cada uma, e atendem até 130 crianças.

Com isso, a maior parte das consultas se concentra na madrugada, enquanto, durante o dia, mães são obrigadas a percorrer longas distâncias para conseguir um pediatra para o filho.

Concretizado, o Hospital da Criança deve minimizar o problema, já que as principais linhas de ônibus passam a uma distância de 50 a 200 metros do Sírio Libanês, que fica na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Nos siga no Google Notícias