ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Hospital Dia terá profissionais para monitorar grávidas com suspeita de Zika

Flávia Lima | 18/12/2015 15:51

A diretora de Assistência à Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosimeire Arias, disse durante balanço das ações de combate a dengue, na manhã desta sexta-feira (18), que a partir da próxima semana o Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias) do Hospital Dia, na Capital, vai contar com um ginecologista e um infectologista para monitorar grávidas com suspeita de Zika vírus.

Duas gestantes, uma da Capital e outra de Anhanduí, já vem sendo acompanhadas pelo centro. "Todas as mulheres grávidas que apresentarem essa suspeita serão encaminhadas para lá e terão acompanhamento", disse.

Rosimeire explica que, para isso, a gestante terá que iniciar o pré-natal na rede municipal de saúde. Caso durante oe exames ela apresente as suspeitas, será encaminhada para monitoramento no hospital.

Os exames feitos não diferem muito dos tradicionais exigidos durante o pré-natal convencional. Durante o acompanhamento será pedido o ultrassom morfológico, exame feito normalmente entre 18 e 20 semanas de gravidez, e que serve para avaliar o desenvolvimento do bebê de forma detalhada.

Através dele é possível verificar o formato, a estrutura e a medida da cabeça do bebê, detalhe fundamental, uma vez que o Zika vírus está relacionado aos casos de microcefalia detectados em diversas regiões do país. 

Roseli explica que os exames para constatar o zika vírus são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, credenciado pelo Ministério da Saúde. Não é possível realizar o exame em clínicas particulares do Estado. 

Em Mato Grosso do Sul são investigados três casos de microcefalia relacionados a infecção do Zika vírus. Dois são em Bela Vista e um em Dourados.

Nos siga no Google Notícias