ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Hospital vai lançar licitação para utilizar aparelho encaixotado há 2 anos

Aline dos Santos | 04/04/2014 12:39
Evento na UFMS homenageou os 39 anos do HU. (Foto: Marcelo Victor)
Evento na UFMS homenageou os 39 anos do HU. (Foto: Marcelo Victor)

O HU (Hospital Universitário) de Campo Grande deve lançar licitação para reformas no setor que receberá aparelho de hemodinâmica. O equipamento, que realiza diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo, está há dois anos em caixas.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde, Maria José Maldonado, o hospital tem um aparelho em uso. Ela afirma que a nova direção, que assumiu no ano passado, se preocupa em colocar o equipamento para funcionar, inclusive, por conta do prazo de garantia. O comando do hospital trocou de mãos após a operação Sangue Frio, que revelou a atuação da “Máfia do Câncer”.

“Tem que ampliar o setor de radiologia. A licitação sai em 20, 30 dias”, afirma a gerente. Nesta sexta-feira, o HU, ligado à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), comemorou 39 anos em funcionamento. No entanto, também hoje foi anunciada a redução de 40 leitos. A situação é devido ao déficit de funcionários e reformas.

Para resolver o problema, a direção aposta na gestão da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que vai administrar o hospital até 2033. Neste mês, será lançado concurso com 800 vagas.

Já a radioterapia segue com as portas fechadas e sem previsão de quando volta a funcionar. O hospital aguarda um acelerador linear, repassado pelo Ministério da Saúde. Apesar de ser considerado ultrapassado, o aparelho de cobaltoterapia também vai ser utilizado.

O setor foi desativado pela primeira vez em 2005 e tinha voltado a funcionar em abril do ano passado, mês seguinte à Sangue Frio. No mês de junho, diante de irregularidades apontadas pela Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) a radioterapia foi fechada.

Nos siga no Google Notícias