ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

HU vai apresentar no EUA cirurgia cardiovascular pioneira na América Latina

Nyelder Rodrigues e Nadyenka Castro | 18/07/2012 21:38
Procedimento do Hospital Universitário será apresentado durante congresso internacional em Nova Iorque (Foto: Paula Vitorino)
Procedimento do Hospital Universitário será apresentado durante congresso internacional em Nova Iorque (Foto: Paula Vitorino)

Uma nova cirurgia cardiovascular do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande será apresentada em um congresso internacional em Nova Iorque (EUA), no dia 29 de setembro.

Trata-se do procedimento de Implante de Prótese Aórtica Transcateter, que implanta um cateter diferenciado pela virilha do paciente, ao invés de diretamente pelo tórax.

Para isso, são usados equipamentos de imagem, e o benefício ao paciente, de acordo com o diretor geral do HU, João Carlos Dorsa, está no tempo de recuperação, que chega a ser de 30 a 60 dias.

O projeto é pioneiro na América Latina. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza procedimento semelhante com os mesmos equipamentos, mas faz o implante abrindo uma ponta do coração ao invés de virilha.

Dorsa conta que o procedimento está sendo realizado desde maio deste ano, e que sete cirurgias já foram feitas, e o custo é o mesmo da técnica comum de cateterismo. Como o procedimento ainda não saiu na tabela do SUS, quem paga os gastos é a própria UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mantenedora do HU de Campo Grande.

O diretor do Hospital Universitário também explica que é função da universidade desenvolver novas tecnologias. Apenas duas empresas fabricam o material usado neste tipo pioneiro de procedimento cirúrgico.

Nos siga no Google Notícias