ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

IFMS nega ter dado "calote" em empresa contratada para construir novo prédio

Alan Diógenes e Aline dos Santos | 18/03/2015 19:05
Instituto Federal vai abrir nova licitação para contratar empresa para concluir prédio no Bairro Santo Antônio. (Foto: Marcos Ermínio)
Instituto Federal vai abrir nova licitação para contratar empresa para concluir prédio no Bairro Santo Antônio. (Foto: Marcos Ermínio)

A empresa Nova Era que tinha contrato com o IFMS ( Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para concluir o novo prédio do centro de ensino na Rua Taquari, no Bairro Santo Antônio, informou que levou calote da entidade e vai entrar na Justiça para cobrar R$ 1,5 milhão. Segundo a empresa, o valor inclui débitos da obra do campus de Capital, de Aquidauana e Ponta Porã, prejuízo com ações trabalhistas e perdas de materiais.

Por meio de nota, O IFMS esclareceu que a cobrança feita pela empreiteira Nova Era é de R$ 373.451,00, referente ao reajuste de valores previsto em todo o contrato de construção. O valor é calculado utilizando o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) e atualiza o saldo remanescente do contrato após um ano de execução da obra.

A nota diz que como os serviços executados pela Nova Era não foram feitos de acordo com o cronograma apresentado pela própria empresa, o pagamento do reajuste previsto não foi realizado. O IFMS esclarece ainda que os contratos firmados com a Nova Era foram para a execução de serviços nos câmpus Campo Grande e Coxim, locais em que a empresa foi a vencedora de licitação, e no câmpus Corumbá, em que a empreiteira, segunda colocada no processo licitatório, assumiu em 2013 a obra após a desistência da vencedora.

O IFMS informou que, recentemente, a Nova Era protocolou documento na instituição alegando ter prestado serviços também nos câmpus Aquidauana e Ponta Porã. A atual gestão esclarece que está averiguando a veracidade das alegações por meio de diligências internas e que só irá se pronunciar ao fim da apuração dos fatos. O instituto ressaltou que a administração dos contratos de mão de obra e dos direitos trabalhistas daí decorrentes, bem como a guarda de materiais de construção, são de responsabilidade da empresa que presta serviços à instituição.

Quanto à conclusão das obras do câmpus Campo Grande, o IFMS informa que uma nova licitação está sendo providenciada para a contratação de outra empresa. Ainda não há previsão de quando isso irá ocorrer. Uma nova licitação será aberta devido a não-renovação do contrato com a Nova Era, cuja vigência terminou em 26 de dezembro de 2014. A decisão foi tomada após seguidas notificações e advertências à empresa em virtude do sistemático descumprimento das obrigações contratuais.

Nos siga no Google Notícias