ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Inaugurada em 2016, UPA fica sem exame de raio-x por duas semanas

Ar condicionado que fica em sala onde é realizado procedimento queimou; Unidade foi inaugurada em abril de 2016

Yarima Mecchi | 20/01/2017 11:49
Inauguração de UPA em abril de 2016 pelo então prefeito Alcides Bernal. (Foto: Alan Nantes/Arquivo)
Inauguração de UPA em abril de 2016 pelo então prefeito Alcides Bernal. (Foto: Alan Nantes/Arquivo)

O ar-condicionado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Leblon que fica no setor de raio-x queimou e há duas semanas a unidade está sem fazer o exame. A UPA foi inaugurada no dia 11 de abril de 2016 e com isso fechou o CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Guanandi.

O tecnólogo, de 35 anos, que não quis se identificar, disse que procurou a unidade porque se machucou e precisou recorrer a outro posto de saúde. "O ar-condicionado do raio-x queimou já tem duas semanas. Eu machuquei a perna e precisei fazer raio-x, moro aqui perto e só no Coronel Antonino está funcionado, fica longe", reclama.


Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o aparelho que realiza o exame da UPA Leblon foi desativado há cerca duas semanas para evitar que o mesmo queimasse. A secretaria confirma em nota que a sala estava com problemas de refrigeração e precisava passar por manutenção.


"O aparelho é muito sensível e poderia ser danificado em decorrência da oscilação de temperatura vindo a superaquecer acarretando prejuízo", diz a nota. De acordo com a Sesau nesta semana, a equipe de manutenção trocou o compreensor restabelecendo a normalidade do sistema de refrigeração e a previsão é de que o aparelho seja reativado ainda nesta sexta-feira (20).

Os exames que estavam marcados foram reagendados e os pacientes comunicados sobre a situação. "A demanda espontânea proveniente da urgência e emergência estão sendo atendidas em outras unidades, como Coronel Antonino e Vila Almeida".

A UPA do bairro Vila Almeida segue interditada para reparos por conta de problemas causados pela chuvas de segunda-feira (16), mas os exames de raio-x e ultrassom estão sendo feito. Uma média de 90 exames dia.

Nos siga no Google Notícias