A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

07/05/2013 18:19

Incêndio no Planeta Real foi o “mais grave” de Campo Grande, diz Ociel

Josemil Rocha e Helton Verão
Incêndio parou a cidade e mobilizou 80 homens do Corpo de Bombeiros da Capital (Foto: Vanderlei Aparecido)Incêndio parou a cidade e mobilizou 80 homens do Corpo de Bombeiros da Capital (Foto: Vanderlei Aparecido)

O comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz, considera que o incêndio desta tarde nas lojas Planeta Real e Casas Bahia foi o “mais grave” da história recente de Campo Grande. Mais de 80 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para conter as chamas entre soldados e alunos, utilizando cerca de 70 mil litros de água. O incêndio só foi controlado por volta de 17h20, embora o trabalho de “rescaldo” prossiga a fim de que não surjam novos focos de incêndio.

Veja Mais
Mais 21 comissionados são exonerados da prefeitura da Capital
Negada a absolvição de homem que ateou fogo em casa

Segundo o coronel Ociel, tratou-se de um incêndio de “grande proporção” comparável ao que aconteceu no Paulistão em matéria de chamas, porém de gravidade maior em decorrência do fator temporal e das consequências. “O incêndio do Paulistão foi à noite enquanto o de hoje aconteceu à tarde. Naquele não teve o fato gente, como neste”, comparou ele. Referiu-se o comandante dos bombeiros ao incêndio de uma loja do Paulistão na Av. Costa e Silva.

Ociel Ortiz observou ainda que a dimensão é maior por causa deste incêndio ter ocorrido na região central de Campo Grande, no principal quadrilátero da cidade, entre a Av. Afonso Pena, no trecho entra a Calógeras e a Rua 14 de Julho. Além de pessoas terem sido vitimadas, em razão da inalação de fumaça, o trânsito foi interrompido, mexendo com a vida de toda a cidade, provocando engarrafamentos em várias regiões.

Bombeiros tiveram dificuldade no combate (Foto: Vanderlei Aparecido)Bombeiros tiveram dificuldade no combate (Foto: Vanderlei Aparecido)

Em decorrência do tipo de material envolvido, com muito material plástico, papeis e outros inflamáveis, houve maior dificuldade de controle do incêndio. Foram utilizados 20 caminhões para combater o fogo, entre veículos dos bombeiros e de empresas, que foram requisitados para ajudar.

Hidrante sem bomba – O comandante do Corpo de Bombeiros responsabilizou o Centro Comercial Afonso Pena por não estar funcionando o hidrante mais próximo que serviria para combater o incêndio na loja do Planeta Real. “O hidrante do Centro Comercial Afonso Pena não está funcionando e isso é responsabilidade do estabelecimento. Não tinha bomba necessária para fazer funcionar”, afirmou Ociel.

Segundo ele, em razão de não poder conectar a mangueira de combate ao incêndio no hidrante do Centro Empresarial Afonso Pena houve a necessidade de recorrer ao mais próximo. “Usamos o hidrante do prédio vizinho”, informou o militar.

Dificuldade no trânsito – Uma das maiores dificuldades foi dos caminhões dos bombeiros, segundo o coronel Ociel, chegarem ao local do incêndio. “O transito atrapalhou. Os carros grandes ficaram presos no trênsito. Os que chegaram primeiro foram caminhonetes e motos do Corpo de Bombeiros”, disse ele. Em alguns casos, caminhões foram pela contramão para conseguir chegar ao local.

Segundo o coronel, os bombeiros foram acionados às 15h24 e chegaram à loja do Planeta Real às 15h35, portanto onze minutos depois.

Veja Também
Mais 21 comissionados são exonerados da prefeitura da Capital
Na filosofia de apertar o cinto para não entrar mais ainda no vermelho, a Prefeitura de Campo Grande exonerou 21 servidores comissionados. As exonera...
Negada a absolvição de homem que ateou fogo em casa
Valdeir Pereira Angelino teve o recurso negado pela 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, para ser absolvido de tentar enforcar e ateou fogo na casa d...


E uma pena o que aconteceu acho que isto serve de alerta ao comandante do corpo de bombeiro para que ele possa preparar melhor sua equipe sei que sao pessoas valentes mas nao estao tao preparados para uma trajedia maior no meu ponto de vista veja isto como uma critica construtiva sou mae de um militar e sei que vcs tem que chegar onde nao temos coragem pra salvar uma vida por isto vai esta dica parabens pela bravura
 
eliene vasques em 10/05/2013 15:58:21
Confesso que fiquei muto chocada com o incêndio da Perfil Cosmético, onde era cliente e do Planeta Real, que entrei uma vez para conhecer os belos Peixes.
Mesmo distante do MS, acompanho tudo que acontece por ai todos os dias.
Referente as críticas aos Bombeiros, são muito injustas.Pois, esses homens são verdadeiros hérois, tanto pela profissão, quanto por fazerem milagres com a FALTA de estrutura existente. Eles tiram leite de pedra, só quem conhece de perto essa realidade, sabe o quanto esses bravos homens, sentem impotentes diante da falta de material de trabalho.
Interessante, os bombeiros da pequena cidade de Morretes aqui do Paraná, tem um estrutura fantástica, tudo certinho, bonitinho e várias viaturas zeradas. Quanto a bela capital morena, só sucata da época que José Antônio.
 
Neyde de Oliveira em 08/05/2013 22:46:06
PARABENS AOS BOMBEIROS.que com o pouco que tem,conseguiram impedir que o incendio se alastrasse para as lojas próximas,O Senhor governador deve investir mais nesses homens que só fazem o bem a todos,e aos dirigentes do Planeta Real desejo que Deus vos ajude a recuperar todo o prejuizo,que todos os Campo grandenses perderam muito com esse acidente,isso é real..
 
Teresa Moura em 08/05/2013 16:12:42
Ao Rafael Pereira digo assim.....Reze muito prá que não aconteça algo parecido em sua casa.
Ao Fernando Paiva digo: Estou para conhecer um grupo tão bem preparado e que cumprem rigorosamente suas obrigações , como este grupo da Planeta Real....

Aos dois e aos demais posso dizer: Fatalidade acontece com todos, e culpar agora este ou aquele não vai adiantar nada.
Agora é pedir à Deus forças para o grupo da Planeta Real contruir novamente uma loja ainda mais bonita que esta, e muita força à este grupo que vem fazendo muitas coisas boas nesta cidade como era esta loja. Sinto muito pelo ocorrido tanto pela parte do grupo, como pela parte de todos que de algum modo tentaram ajudar.
 
Shirley Doneda em 08/05/2013 14:35:56
A base dos bombeiros tao perto dali e ao mesmo tempo tao longe com esses equipamentos sucatiado acordaaaaa campo grande e ainda queria sediar a copa so no sonhoooo Andréeeeeee
 
cleyton reis em 08/05/2013 10:56:11
TOTAL MENTE DEFASADO OS EQUIPAMENTOS E CAMINHOES DOS BOMBEIROS Q VERGONHA.MAIS ATENÇÃO COM ISSO AUTORIDADeS de Campo Grande.
 
CLEYTON REIS em 08/05/2013 10:43:08
OLHA O QUE FALAR NESSAS HORAS?XINGAR NÃO PODE E NEM RESOLVE NADA,E PEDIR,SE HUMILHAR TBM NÃO RESOLVE NADA,QUE VERGONHA POLITICOS TODOS COM SUA VIDA EM ALTO LUXO ALTO PADRÃO DE QUALIDADE,E O POVO MAS PODRE SO SE FERRANDO,GOVERNO CARA DE PAU PAGA OS BOMBEIROS MELHOR ELES SÃO E MERECEM MAS DO QUE VOÇES QUE NUNCA FAZEM NADA PARA A POPULAÇÃO,TOMAM VERGONHA NA CARA,EU REZO PARA QUE PEGA FOGO NAS CASA DE VOCES DAI EU QUERO VER,QUEIMAR O LUXO QUE VOCES MORAM VAI DOER NE.ENTÃO FAÇAM ALGO MELHOR PELO POVO.REVOLTA TOTAL COM OS POLITICOS
 
ruth sanches alaman em 08/05/2013 08:52:10
tadinho dos peixinhos ..
 
Tay Silva em 08/05/2013 08:46:59
Engraçado, a culpa é de todo mundo: do hidrante do CCAP, dos carros que não deram passagem, etc. etc. etc.... menos do corpo de bombeiro que é totalmente despreparado para atender, caminhões velhos com escadas que não funcionam, falta de treinamento dos militares. O capitão do corpo de bombeiro responsabilizou o CCAP por causa do hidrante... o interessante é que a responsabilidade de fiscalização é deles. Porque não cumprem o trabalho deles antes de acontecer a tragédia. Concurso para bombeiros tem quase todo ano. E é um monte de vagas. Eu mesmo conheço um cara que mal entrou no bombeiro e já foi tocar na bandinha e só faz isso: tocar todo dia de manhã. Trabalha meio período e já é sargento. Claro nas custas da população. Vc paga imposto pro cara tocar musiquinha em desfile.
 
Sandra Carlos em 08/05/2013 08:43:57
Não tem preparação suficiente da parte dos bombeiros de CG, caminhões estragados e muitos outros fatores, imagine só se ocorre uma tragédia maior, ao invés de uma loja que de fato grande pode ser mais de uma ou até uma quadra. Como podem ver as Casas Bahia ocupa a maior parte da quadra, e se o incêndio fosse la? Certamente os bombeiros não teriam como conter todo o fogo! E as queridas pessoas de CG que não respeitam o trabalho dos outros também né, o que foi aquilo no transito e os curiosos também, falta de consciência total em... Se não for ajudar, por favor não atrapalhem!
Se os peixes pelo menos estiverem vivos ainda, no minimo os bombeiros ou alguém capacitado deveria ir la salvar-los. Pois eles tem vida! ja aquelas coisas da loja não. Ajudem.
Bjs ;*
 
Jakeline West em 08/05/2013 08:33:35
Ah!!! Essa escada magirus nem é tão velha assim... É de 1974. Tem só 39 anos de uso...

E olha que nem é o veículo mais velho da frota... Tem alguns em piores situação.

Infelismente, os equipamentos de nossos valorosos soldados do fogo, estão sucateados.
Isto é o reflexo da administração pública.
 
Jair Pereira Bastos em 08/05/2013 08:14:51
Parabéns aos bombeiros ( HEROIS), que com pouco material para se trabalhar fazem milagre para apagar incendios na cidade, porque se depende do Governo ele so se preocupa com obras, asfalto e emprestimo, só se precupa com gente deles, o resto que sevira, a cidade esta crescendo muito rapido, e as vias nao funciona, semaforos sempre com defeitos, e semaforos para pedestres, esse que nao funciona mesmo, só que tudo que vao fazer tem que fazer um (Emprestimo) e uma vergonha.
 
Alex Acosta Pino em 08/05/2013 07:39:59
Aqui não tem suporte para um incêndio deste tamanho, mais ai é bom que para copa do mundo bilhões foram investidos, mais olhar para o que realmente e necessário ninguém esta vendo né !
 
Lucas Dias em 08/05/2013 07:30:11
Campo Grande e totalmente despreparada pra incendios desse porte, e olha que não foi tão grande, imagina se o incendio se alastra nos predios vizinhos eu estava la pode presenciar o comecinho as primeiras chamas foi lamentavel, tudo bem que os bomnbeiros necessitam de equipamenos melhores mas a demora pra combater o incendio foi demasiada lenta, o caminhão tanque do corpo de bombeiros chegou rapido mas foram quase 40 minutos pra começarem a combater, triste pra uma capital como a nossa
 
Marcos Antonio em 08/05/2013 00:20:16
Nunca tinha visto uma queima de estoque assim!
 
Márcia Adriana Martins em 07/05/2013 23:59:08
Um caos total, a população nunca colabora, o governo não se preocupa com a manutenção de viaturas. Pelo que vimos em reportagens e publicações não teve morte, apenas um ferido. Mas e os animais? Alguém se preocupou com eles? Alguém se quer ao menos pensou em salvá-los? Tenho certeza que esse comentário terá várias criticas, mas me preocupei muito com aqueles peixes e tartarugas, eles não tiveram culpa de estar ali e saber que o povo não se importa com eles me entristece.
 
Vanessa Gonçalves em 07/05/2013 22:28:58
O que chama atenção é nossa capital não ter aparatos adequados nos bombeiros pra combater um incêndio desses, vejam só cerca de 1:20h pra levantar a escada magirus, esse caminhão aí deveria já estar aposentado, pura falta de vergonha na cara dessa imundícia de governo que só sabe ser autoritário e deixa nossos bombeiros trabalhando sucateados, Vamos lá Dr. André compra e equipa os bombeiros agora, um dia sua casa pode pegar fogo e os bombeiros não vão conseguir apagar seu fogo!
 
Junior Ferreira em 07/05/2013 22:14:34
QUEREM O QUE COM CAMINHOES DO SECULO PASSADO TUDO QUERO VER QUANDO PEGAR FOGO EM UM PREDIO DESTES
 
claudinei braz em 07/05/2013 22:03:52
Dinheiro para agencias de publicidade tem , mas para equipar e qualificar o Corpo de Bombeiros não, isso e falta de respeito com a população, cade o ministério publico..........
 
ADÃO OLIVEIRA em 07/05/2013 21:40:28
Essas lojas que vendem produtos eletrônicos xingi lingi, sempre acontece isso, acontece com outras lojas como paulistão... varias vezes.
 
Rafael Pereira em 07/05/2013 21:39:58
Realmente foi triste...
Sempre vou ao planeta real,eu e minha mãe estava planejando passar por lá quando vimos os funcionários da Casas Bahia saindo correndo com extintores na mão e a policia atrás.
 
Lóren Dutra em 07/05/2013 20:54:03
fica zuando, e massa ne? rir da disgraca dou outros e mole!! pensa se fosse com vc!! como vc estaria?
 
victor hugo em 07/05/2013 20:53:12
Barbaridadeeeeeeeeee autoridades que vergonha, um incêndio desses ser o maior sem tantas proporções... os meus colegas do corpo de bombeiros passaram apertooooo, culpa deles claro que não...há tempos se fala nisso não é?? se acontecer algo pior vai morrer muita gente...Vamos ver se alguma autoridade vai agir agora e tomar as devidas providências, isso não pode acontecer, só a força humana nao resolve nada...BOMBEIROSSSSSSSSSS PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSS....VERDADEIROSSSSSSSSSS HERÓISSSSSSSSSSSSS....
 
ana silva em 07/05/2013 20:47:40
E mais uma vez o inexpugnável comandante utilizando-se do subterfúgio lógico, porém inaceitável, de que a culpa pela falha na dita bomba do hidrante é do centro comercial, quando quem fiscaliza, ou deveria fiscalizar os equipamentos de prevenção e combate a incêndios é o próprio corpo de bombeiros militar. E a escada que não funciona? Quem será o pobre soldado, sargento ou sei lá qual outro subalterno sobre quem recairá a culpa pela inesperada, surpreendente, quase inacreditável falha do equipamento? Por favor, alguém sabe o que significa treinamento? Simulação? Teste de equipamento? Manutenção preventiva? Sorte que o material humano se sobressai, à exceção de um ou outro que prefere atribuir culpa a assumir a própria incompetência.
 
Anderson Régis em 07/05/2013 20:47:36
cadê os recursos para nossos profissionais!!! pooooo!!! seis tão de brincadeira.
 
jorge luis em 07/05/2013 20:46:11
Pois e né Governantes....
Não seria o caso de ao invéz de tanta preocupação com o MANIACO DA CRUZ, se preocuparem com coisas mais importantes como CARROS DE BOMBEIROS QUE FUNCIONEM??????????? ACOOOORDA CAMPO GRANDE
 
ANA KELLI em 07/05/2013 20:30:15
A respeito de transito , aqui é cruel para motoristas de ambulancias e bombeiros. Os motoristas de carros particulares precisam ter mais atenção no transito, pois é muito comum ver ambulancias com a sirene ligada IMPLORANDONDO por passagem , e os motoristas não estão nem ai , é logico que não são todos mais muitos fazem isso, já aconteceu de eu estar numa abulancia indo, para o posto com meu filho, eles pedindo passagem e ninguem saia da frente, mas com a competencia dos bombeiros graças à Deus conseguimos chegar no posto de saùde.
 
helena da costa andrade em 07/05/2013 20:20:58
nosso corpo de bombeiros de campo grande estao sim preparados para incedios de grandes proporçoes oque falta e recursos dos governantes de nossa cidade como caminhoes novos e mais avansados e varias outras coisas isto que falta
 
alexandre lage em 07/05/2013 20:11:44
Estava proximo ao local,esse homens do Corpo de Bombeiros sao verdadeiros herois,a expressao no rosto de cada um tentando realizar o trabalho de combate ao incendio,mais infelizmente os equipamentos ou melhor a falta deles,fez com que o trabalho se torna-se complicado,sendo considerado esse um dos incendios maiores,o que seriamos de nós com uma tragedia pior?
 
Eliane Soares em 07/05/2013 20:02:16
Interessante que ninguém comentou que vários caminhões dos bombeiros não funcionaram, o principal de água ficou no quartel parado pois estava com problemas e as bombas dos caminhões falharam varias vezes e que os Bombeiros não fiscalizam lojas e casas noturnas a anos. Agradeço a Deus a raça e a vontade de trabalho dos Praças Bombeiros, sempre eles fazem a diferença. Cade a valorização destes profissionais.
 
Marcelo I. Moraes em 07/05/2013 19:54:45
e os peixinhos...
 
carlos leite em 07/05/2013 19:18:51
Mais uma vez está provado, que os bombeiros de CG INFELIZMENTE não estão preparados para incendios de grande proporçoes. O governo se preocupa com coisas de menos importancia , a vida de muitos trabalhadores estão em risco. Os militares do corpo de bombeiros são verdadeiros HERÓIS, pois trabalam no limite e fazem tudo que pode para atender a população falta estrutura e MAIS equipamentos só o ser humano não dá . Aos bombeiros que trabalharam nessa operação os PARABÉNS e que Deus abençoe todos voces, são verdadeiros seres humanos e amam a profissão.
 
helena da costa andrade em 07/05/2013 19:15:58
essas lojas deveriam oferecer mais segurança para não causarem tanto transtorno.
 
fernando paiva em 07/05/2013 18:42:16
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions