ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Incêndio perto da Mata do Segredo preocupa gestores da reserva

Luciana Brazil | 03/07/2012 23:35
Ao lado do Parque Estadual, militares tentam conter o fogo.(Fotos:Simão Nogueira)
Ao lado do Parque Estadual, militares tentam conter o fogo.(Fotos:Simão Nogueira)

Um incêndio na tarde de hoje destruiu cerca de três hectares de uma área particular ao lado do Parque Estadual Matas do Segredo, no bairro Jardim Presidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e três militares conseguiram conter o fogo utilizando abafadores.

Dois funcionários do parque também ajudaram na contenção do incêndio. As causas ainda eram desconhecidas, mas existem suspeitas de que algum morador tenha colocado o fogo propositalmente para queimar lixo.

A gestora do parque estadual, Ana Bergler, funcionária do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), afirmou que a preocupação nesses casos é que o fogo se alastre pela vegetação, alcançando a área do parque.

Bergler lembrou ainda que um incêndio no ano passado, que teve início na mesma área particular, destruiu cerca de 30% da vegetação do parque, que tem 180 hectares. “A área é destinada a pesquisa da fauna e flora”, explicou a gestora.

A militar usa abafadores para conter o fogo na avenida Profº Heráclito Diniz Figueiredo.
A militar usa abafadores para conter o fogo na avenida Profº Heráclito Diniz Figueiredo.

Segundo o sargento Flavio Abel do Corpo de Bombeiros, o fato dos ventos terem sidos fracos na cidade, não piorou a situação. “Se estivesse ventando teria sido pior”.

Segundo os moradores, os incêndios no local acontecem de duas a três vezes por ano. De acordo com informações dos gestores do parque, os incêndios, normalmente, começam depois que alguém coloca fogo para queimar lixo.

Novos focos: Na avenida Profº Heráclito Diniz Figueiredo, no bairro Estrela do Sul, na margem do córrego Segredo, um novo foco de incêndio fez com que os bombeiros fizessem outra parada.

Após cessar o fogo ao lado do parque, os militares adentraram no mato para apagar o foco que estava na beira da avenida, ao lado da pista de pedestres.

Segundo eles, com a chegada do inverno, a queimadas se tornam mais frequentes.

Nos siga no Google Notícias