ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Índice de infestação do mosquito da dengue é baixo na Capital, mostra estudo

Marta Ferreira | 29/09/2011 08:55

Percentual de móveis em que foram encontradas larvas em levantamento foi de 0,2%

O índice de infestação pelo mosquito que transmite o vírus da dengue está baixo em Campo Grande, segundo divulgou hoje a Prefeitura. O percentual é de 0,2% de acordo com o último Lira (Levantamento do índice rápido de infestação do Aedes aegypti), realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) na primeira semana de setembro.

De acordo com os dados, nenhum bairro da cidade alcançou o índice de 1% de infestação do mosquito, percentual considerado de risco e que sinaliza a intensificação das atividades de controle da doença. Esse percentual leva o percentual de imóveis em que são encontradas larvas do mosquito.

“As notificações da dengue também estão bem baixas. Os agentes de saúde continuam fazendo o trabalho preventivo, com as visitas domiciliares e nos pontos estratégicos do município, principalmente nas borracharias, ferros-velhos, oficinas e cemitérios”, afirma Alcides Ferreira, coordenador do Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Mesmo com um índice baixo, recomendação de Alcides é para os moradores não descuidarem da limpeza dos quintais antes de começar o período das chuvas. Ele orienta que a vistoria feita pela própria população deve levar em conta as calhas, lajes, caixas d’água e todo tipo de material que possa acumular água, bem como a consciência de não jogar lixo nos terrenos baldios.

O CCZ marcou para o dia 18 de outubro, às 14 horas, no auditório da UPA do Coronel Antonino, reunião com o Comitê municipal de mobilização contra a dengue, que é formado por instituições públicas e privadas. Na pauta do encontro está a ênfase na intensificação do trabalho de prevenção à doença.

Nos siga no Google Notícias