ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Indígenas denunciam dois deputados por racismo no Ministério Público

Kleber Clajus | 27/02/2014 19:32

Um grupo de 20 indígenas protocolou, na tarde desta quinta-feira (27), representação contra os deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS) por racismo no MPF (Ministério Público Federal), em Campo Grande. A mobilização ocorreu após os parlamentares também defenderem a contratação de seguranças para coibir a retomada de terras por indígenas.

De acordo com o advogado indígena Luiz Henrique Eloy, a representação tem por base um vídeo em que os deputados incitariam a violência contra indígenas e a manutenção de milícias, além do racismo contra minorias.

No material gravado em 29 de novembro de 2013, durante audiência pública em Vicente Dutra (RS), o deputado Luiz Carlos Heinze diz que no gabinete da Presidência da República estão “aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas. Tudo o que não presta”. Em seguida, defende que os produtores rurais se defendam como no Pará e em Mato Grosso do Sul, “não interessa o tempo que seja”.

Por outro lado, Alceu Moreira vai além ao indicar que fazendeiros “se fardem de guerreiros”. “Expulsem do jeito que for necessário”, destaca.

Para Eloy, em ambos os casos pode ser percebido o preconceito dos parlamentares e, com clareza, que estes “incitam a violência” ao sugerir o uso de segurança armada nas propriedades.

“Quando dizem para seguir o exemplo de Mato Grosso do Sul fica evidente que existe mobilização para contratação de milícia armada no Estado contra os índios e, por isso, buscamos barrar a realização de um leilão no ano passado”, pontua o advogado em referência ao Leilão da Resistência, promovido em conjunto pela Famassul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso Do Sul).

Balanço - Atualmente, de acordo com a Famasul, há 81 áreas ocupadas por indígenas no Estado. Hoje o governador André Puccinelli (PMDB), o assessor do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, e produtores rurais estiveram reunidos para renegociar indenização de R$ 78 milhões proposta por terras na Reserva Buriti.

Um novo cronograma, definido para 6 de junho, foi fechado para compra de 15 mil hectares na região.

Nos siga no Google Notícias