ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Indígenas pedem que governo de MS interceda na troca de comando do Dsei

Michel Faustino e Chloé Pinheiro | 21/07/2016 14:00
Cerca de 100 indígenas estiveram em frente da governadoria no início da tarde de hoje. (Foto: Chloé Pinheiro)
Cerca de 100 indígenas estiveram em frente da governadoria no início da tarde de hoje. (Foto: Chloé Pinheiro)

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul se reuniram no inicio da tarde desta quinta-feira (21) com o secretário de Estado e Governo, Eduardo Riedel, na governadoria, em Campo Grande, e pediram que o governo interceda junto a União quanto a troca de comando da regional do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena). O grupo ainda entregou um documento com uma série de reivindicações e pediu ajuda para enviar alguns representantes de Mato Grosso do Sul para Brasília para tratar a questão com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

A reunião aconteceu a portas fechadas e mais de 100 indígenas acompanharam do lado de fora da governadoria. Segundo o cacique Juscelino Custódio, de Sidrolândia, a expectativa é de que o governo atenda as reivindicações e, principalmente, viabilize a ida da lideranças a capital federal para que eles possam levar pessoalmente as demandas.

Além da discordância quanto a nomeação do terena Lindomar Ferreira no comando da Dsei, outras questões como as demarcações de terras no Estado também devem ser tratadas, segundo Custódio. O governo informou que até a próxima terça-feira deve dar uma resposta quanto as reivindicações dos indígenas.

Manifestação – Hoje pela manhã, centenas de indígenas interditaram trecho da BR-163 em protesto por melhorias na Saúde e pela troca de comando do Dsei. O bloqueio teve início por volta das 5h30 e a rodovia só foi totalmente liberada por às 11h.

O bloqueio ocorreu no km 499, na saída para Cuiabá, próximo ao anel rodoviário, em Campo Grande. No local, o congestionamento ultrapassou oito quilômetros.

Manifestantes fecharam trecho da BR-163 na manhã desta quinta-feira. (Foto: Chloé Pinheiro)
Manifestantes fecharam trecho da BR-163 na manhã desta quinta-feira. (Foto: Chloé Pinheiro)
Nos siga no Google Notícias