ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Infraero abre exceção e libera voos noturnos para transporte de UTI

Lidiane Kober | 16/09/2013 18:29

Em reunião nesta segunda-feira (16), a Infraero liberou voos noturnos para transporte de pacientes em estado grave de saúde. Por mês, segundo a empresa de táxi aéreo Amapil, em média 20 voos de UTI móvel partem ou chegam à Capital em busca de atendimento mais especializado.

Mas, desde primeiro de setembro, o Aeroporto Internacional de Campo está fechado, das 21h às 7 h, para reforma da pista principal. Apesar de a obra não ter começado, até ontem (15), nem mesmo o transporte de urgência e emergência estava liberado.

“Hoje, em uma reunião com representantes da Infraero, da Base Aérea e da Amapil fechamos acordo para abrir essa exceção”, anunciou o diretor da empresa de táxi aéreo, Emerson Belaus de Carvalho.

Presente na reunião, o gerente da Amapil, Valdeci Cardenas, informou que em nova reunião serão definidos critérios para evitar acidentes. O plano inicial é simplesmente retirar as máquinas da pista para liberar o transporte. Além da empresa, a Base Aérea também ganhou aval em caso de operação de busca e salvamento.

Cronograma - O plano Infraero era executar a primeira etapa da obra entre o dia 1° de setembro e 20 de outubro. Neste período, pousos e decolagens estão suspensos entre às 21h e 7h (horário local). A redução da oferta está encarecendo o preço das passagens, segundo empresários.

Na segunda etapa, de 15 de outubro a 15 de novembro, a meta é realizar serviços nas pistas de manobra "C", "D" e "E". Na terceira etapa da reforma, prevista para o período entre 15 de novembro e 13 de janeiro de 2014, a expectativa era executar a instalação das ranhuras na pista principal, o que interditará a via entre 23h e 5h.

No total, o objetivo é recuperar, com investimento de R$ 12,7 milhões, os 2.600 metros de pista, instalar ranhuras e restaurar o pátio de aviação geral num prazo de 240 dias. Até agora, a Infraero não apresentou novo cronograma das obras.

Nos siga no Google Notícias