ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Inscrições para bolsa de pesquisa terminam dia 25

Ricardo Campos Jr. | 04/12/2010 15:45

Programa tem apoio do CNPq e do governo do Estado

Pesquisadores interessados em obter apoio financeiro do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional têm até o dia 25 de dezembro para apresentarem propostas de projetos.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado, o programa tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Os projetos devem se enquadrar nas modalidades interiorização e regionalização, de acordo com o edital 04/2010, lançado no dia 24 de abril desse ano.

O edital tem como objetivo fomentar e contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Estado.

Dessa forma, o programa contribui para que grupos de pesquisa sejam fortalecidos, novas linhas de pesquisa sejam criadas e bases científico-tecnológicas capazes de alavancar setores e atividades considerados de importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado sejam consolidadas.

A meta é diminuir as desigualdades nas microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Vertentes A modalidade regionalização é caracterizada pela atração de doutores para instituições acadêmicas e institutos de pesquisa do Estado de Mato Grosso do Sul. Nesse caso não é permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no próprio Estado.

Já a interiorização é a atração de doutores para microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, fora das áreas metropolitanas, permitindo a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no próprio Estado.

Inscrição A diretoria executiva da Fundação informa que, até o momento, existem mais de 57 pesquisadores inscritos no programa. Não há limites de vagas para entrega dos projetos.

Para participar o interessado deverá acessar o site da Fundect (http://fundect.ledes.net/)

Nos siga no Google Notícias