ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Instituto Médico atrasa laudo em até sete meses e Justiça solta presos

Filipe Prado | 07/02/2015 10:08
Os laudos atrasaram até sete meses (Foto: Arquivo)
Os laudos atrasaram até sete meses (Foto: Arquivo)

Por causa da demora no encaminhamento de laudos do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) começou a soltar presos que esperavam por julgamento. No final de janeiro, um homem, acusado de tentativa de homicídio foi solto e mais dois esperam os laudos, que demoram quase sete meses.

O juiz da 2ª Vara do Júri da Capital, Aluizio Pereira dos Santos, explicou que os laudos são necessários para julgar o réu. “O laudo pericial é a matéria do crime”. Os exames dão detalhes técnicos sobre o crime, ajudando a acusar ou a inocentar o réu.

Muitas vezes, conforme o juiz, os processos estão prontos, esperando para serem julgados, mas por falta de laudos, eles não podem caminhar. Há casos que os réus esperam entre seis e sete meses a chegada do laudo pericial, mas o prazo para o julgamento para réu preso é de 81 dias.

Ele apontou que este ano os atrasos tem sido constantes, porém não se aplicam a todas as varas e crimes.
Sobre a soltura dos presos, Santos revelou que manter os réus presos por muito tempo, ultrapassando o prazo para a conclusão do inquérito, fere o direito dos acusados. “A parte dele ele está pagando, ficando preso. Não sou juiz do réu também”, comentou.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiço e Segurança Pública), através da assessoria de imprensa, assegurou que não há laudos atrasados no Imol. Os prazos para a emissão dos laudos são de 10 dias para crimes em flagrante e 30 para os outros.

Nos siga no Google Notícias