ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Intervenção da prefeitura deve acirrar disputa por comando do IMCG

Michel Faustino | 30/01/2015 20:47
Adesão de 58 novos sócios foi deliberada em assembleia na tarde de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)
Adesão de 58 novos sócios foi deliberada em assembleia na tarde de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)

A entrada de 58 novos sócios indicados pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Campo Grande para “tirar” o comando do IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande) dos 14 associados, indicados pelo prefeito cassado, Alcides Bernal (PP), deve acirrar ainda mais a disputa pelo comando do órgão, mesmo com a intervenção do MPE (Ministério Público Estadual) e com o pagamento de repasses em atraso garantido.

A adesão dos novos sócios foi deliberada durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (30), com a presença de nove, dos 14 associados. A atual gestão do órgão tem até 10 dias para avaliar se aceita ou não a adesão de todos os indicados, com anuência do MPE, bem como, terá o mesmo prazo para indicar novos sócios, o que deve influenciar diretamente na escolha da nova diretoria do órgão que ocorre em abril.

Isso porque, os 14 associados, indicados por Bernal, tem o "poder"  de indicar um número ilimitado de novos associados. O que deve ser feito para "equilibrar" o número dentro órgão e isso deve acirrar o embate pelo comando.

Durante a assembleia ficou definido ainda que o estatuto do órgão deve ser reformulado, prevendo a prestação de contas.

Conforme a advogada da prefeitura, a última vez que o IMCG prestou contas para o município foi em 2012 e mesmo tendo se transformado em ONG, o instituto manteria as prestações de contas à prefeitura, já que o município não cancelou os convênios, repassando cerca de R$ 500 mil mensais. No entanto, a atual administração do IMCG alega que a prefeitura cancelou os repasses, que por sua vez explica que não pode continuar realizando a operação se o IMCG não voltar a prestar contas.

"Tivemos que parar os repasses porque notamos diversas irregularidades no instituto. Um dos exemplos são notas no valor de R$ 200 mil que descobrimos referentes a serviços de informática prestados. O problema é que o IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia e Informação) já faz esse serviço", acusou a advogada.

Apesar do impasse, o secretário municipal de administração Wilsom do Prado garantiu que os repasses em atraso foram feitos.

Impasse- No final de 2014, após acordo firmado no MPE, o Instituto Mirim se comprometeu a realizar a prestação de contas mensais até o fim do mandato da atual presidente, Mozania Ferreira Campos Raquita, o que vem sendo feito, de acordo com a direção. O Instituto Mirim concordou ainda com a abertura para a indicação ilimitada, por parte da municipalidade, de novos associados, com o compromisso da indicação dos nomes por parte da atual diretoria.

Já a prefeitura havia reafirmado, na época, compromisso de preservar o erário municipal e garantir que a destinação dos recursos repassados à entidade atenda a finalidade do convênio. A prefeitura também havia concordado pela manutenção dos convênios, vencidos ou não, até o término do mandato da atual administração, que acontece em abril.

Porém, segundo a direção do Instituto, a prefeitura não renovou os convênios e ainda não procurou o IMCG para conversar sobre a cedência do prédio do Centro, localizado na Rua Anhanduí. O entrave começou depois que o contrato entre a prefeitura e entidade chegou ao fim no dia 21 de novembro. O prefeito Gilmar Olarte (PP) exigiu que os diretores, que assumiram durante a gestão do prefeito cassado Alcides Bernal (PP), pedissem demissão do cargo para renovar o contrato com órgão.

Os integrantes da diretoria do Instituto Mirim não cederam à pressão da prefeitura e recorreram à Justiça para renovar o contrato com o município, alegando interesse público da população da Capital. O contrato com a prefeitura que prevê a utilização de 450 mirins trabalhando nas secretarias, fundações e repartições municipais venceu no dia 21 de novembro, assim como o outro onde o executivo municipal é responsável pelo pagamento de água, luz, telefone, além de ceder o prédio onde funciona a entidade e professores que atuam com os jovens.

Ainda de acordo com a diretoria do IMCG, a prefeitura quer retomar o controle do Instituto, que em 2009 passou para a condição de ONG (Organização Não Governamental). Os repasses estariam condicionados a esta retomada de poder.

Além da Prefeitura de Campo Grande, o Instituto Mirim mantém convênio com outros órgãos e entidades, como o Tribunal de Justiça, governo do Estado, entre outros e este ano trabalhará para ampliar a rede de parceiros para aumentar o número de adolescentes atendidos.

Nos siga no Google Notícias