ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Intoxicações por medicamentos lideram ocorrências no Civitox

Ana Paula Carvalho | 26/05/2011 14:51

Dos 146 atendimentos a pessoas que se intoxicaram 29 foram por conta de remédios.

No mês de abril, casos de intoxicações por medicamentos lideram ocorrências no Civitox. (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação)
No mês de abril, casos de intoxicações por medicamentos lideram ocorrências no Civitox. (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação)

Balanço realizado pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) aponta que no mês de abril os casos de intoxicação em humanos por medicamentos lideraram os atendimentos registrados. Dos 146 atendimentos a pessoas que se intoxicaram 29 foram por conta de remédios.

Ataque de cobras ficou em segundo lugar, com 21 casos. Intoxicações com escorpiões somam 15; outros animais peçonhentos foram 16.

Geralmente as intoxicações com medicamento acontecem com crianças ou com adultos que se automedicam.

Os responsáveis pelo Civitox aconselham que os medicamentos não sejam colocados dentro de banheiros, bolsas, gavetas, porta-luvas de carros, em armários sem chave, e em cima de geladeiras.

Outra recomendação é para que as pessoas tenham o hábito de ler atentamente o rótulo dos produtos antes do consumo, verificando a data de vencimento e o modo correto de uso. Os medicamentos devem ser guardados longe de outras substâncias químicas.

Já os acidentes por animais peçonhentos podem ser evitados colocando proteção nos ralos, frestas de portas e berços. As camas devem ser afastar das paredes; as lixeiras, mantidas sempre tampadas, e as pias, caixas de gordura e quintais conservados limpos.

Ano passado- No ano passado o Civitox registrou um total 1.663 ocorrências, das quais 1.372 foram casos de intoxicações em humanos; 38 em animais e 254 foram atendimentos de solicitação de informações. Das ocorrências em humanos o maior índice foi de casos com medicamentos, com 385 registros. Ataques por escorpiões ficaram em segundo lugar, com 161 casos.

Nos siga no Google Notícias