ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Invasores denunciam que UFMS os manteve em "cárcere privado"

Francisco Júnior | 31/08/2013 10:35
Universitários invadiram reitoria ontem à tarde (Foto: Cleber Gellio)
Universitários invadiram reitoria ontem à tarde (Foto: Cleber Gellio)

Em manifesto divulgado neste sábado (31), os acadêmicos que invadiram a reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) na tarde ontem (30) afirmam que foram mantidos em cárcere privado pela direção da instituição.

Conforme os acadêmicos, “na calada da noite, nosso direito de ir e vir foi violado, direito esse garantido pela constituição federal, os portões da UFMS que dão acesso à rua foram trancados nos deixando em regime de cárcere privado, nos privando de qualquer necessidade básica que nos é conferida como cidadãos”. Os estudantes estão alojados no saguão da reitoria.

No manifesto, os acadêmicos justificam a ocupação da universidade. “Nós,acadêmicoss da UFMS, diante da precariedade da universidade, ocasionada pelo total descaso da atual reitoria, manifestamos nossa indignação em um ato de ocupação para expressar e nos fazer ouvir”, consta em um dos trechos do “documento” publicado no Facebook.

Os estudantes exigem “uma universidade que garanta o direito de permanência do estudante, através de bolsas, moradia estudantil, restaurante universitário integral e noturno, creche e paridade em suas decisões, respeitando a acadêmico enquanto sujeito autônomo e crítico. Exigimos também, o fim da exigência da contrapartida nas bolsas ofertadas pela universidade, cujo trabalho são utilizados para realizar atividades administrativas, mascarando o desfalque e sucateamento da UFMS”, consta no manifesto.

Os manifestantes permanecem na universidade e não tem previsão de deixar o local. Eles querem uma reunião com a reitora Célia Maria de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias