ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Investigação de acidente aéreo que matou advogado pode levar um ano

Michel Faustino | 20/01/2015 16:50
Avião Cesna 206 ficou completamente destruído. (Foto: Jessyca Lima/Arquivo)
Avião Cesna 206 ficou completamente destruído. (Foto: Jessyca Lima/Arquivo)

Os motivos da queda da aeronave Cesna 206, em Jaraguari, distante 44 quilômetros de Campo Grande, que matou o advogado Marco Túlio Murano Garcia, 44 anos, e o piloto Genêse Pereira, 55 anos , em 6 de dezembro do ano passado, seguem desconhecidos. Segundo o Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) às investigações podem durar até um ano.

Na época do acidente, peritos do próprio Cenipa disseram que o laudo sobre às causas do acidente deveriam ser divulgados em até 30 dias. No entanto, passados pouco mais de trinta dias, a informação oficial é de que o processo de investigação está em andamento e ainda não foi concluído. A explicação é de que até alguns anos atrás o Centro emitia um relatório parcial, este divulgado em até 30 dias, mas que foi abolido, sendo a investigação divulgada somente após a conclusão.

A tragédia é considerada “recente”, e segundo o órgão às investigações podem durar de seis meses a um ano, dependendo das especificidades de cada acidente. Contudo, conforme o Cenipa, no caso especifico do acidente com o Cesna 206, as investigações estão avançadas.

Possíveis causas - Conforme as primeiras informações repassadas pela Polícia Civil, a queda do avião pode ter acontecido logo após a decolagem, durante uma tentativa de pouso forçado.

A aeronave decolou do aeroporto municipal com destino à fazenda do advogado Marco Túlio, em Aquidauana, que fica a 131 quilômetros da Capital. O acidente aconteceu na fazenda Botas, em uma área de difícil acesso.

Pilotos que estiveram no local após o acidente declararam na época que dificilmente a queda foi em decorrência de erro humano. Eles disseram ao Campo Grande News que o piloto Gênesis Pereira da Silva era experiente e, nas palavras de um colega seu, “dava show de pilotagem”.

Eles informaram também que o avião, na época, vendido recentemente pelo advogado Marco Túlio, que morreu no acidente, pertencem ao empresário Jamil Name e estava com a vítima, por empréstimo, para ele ir a sua fazenda no município de Aquidauana. Pelas primeiras informações, a viagem foi abortada pelas condições do tempo. Na hora, nevoeiro cobria a região.

Os pilotos imaginam que Gênesis, que também morreu no acidente, possa ter passado mal durante o vôo. Marco Túlio, que pilota, tentou controlar o aparelho, mas não conseguiu. Pela forma como o Cesna caiu, os pilotos, que estiveram no local, dizem que ele “despencou de pico”, sem que tivesse tentativa de pousá-lo.

Informações apuradas no local do acidente, dizem que o avião estava com a manutenção em dia, era bem equipado e “em perfeitas condições de uso”.

Nos siga no Google Notícias