ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Jacini afirma que Cepol terá obras emergenciais e, em breve, novo prédio

Paula Vitorino e Viviane Oliveira | 10/11/2011 12:26
Jacini participou da incineração de 70 toneladas de drogas nesta manhã. (Foto: Simão Nogueira)
Jacini participou da incineração de 70 toneladas de drogas nesta manhã. (Foto: Simão Nogueira)

O prédio do Cepol (Centro Especializado de Polícias) passará por reparos emergenciais, garantiu o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, nesta manhã durante a incineração de 11 toneladas de drogas.

Ele ressalta que não é possível reformar todo o prédio porque é alugado, mas afirma que já mandou um engenheiro analisar quais os reparos emergenciais necessários no local.

A reforma do prédio atende uma das principais reivindicações dos policiais civis, que nesta quarta-feira (09) paralisaram as atividades e “fecharam” o Cepol como parte do manifesto “Cumpra-se a Lei”.

Os policiais denunciam a falta de condições de trabalho no prédio, que abriga cinco delegacias especializadas: Homicídios, Crimes Fazendários, Contra a Ordem Pública e Social; de Atendimento à Infância e à Juventude e Capturas.

De acordo com o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis), Alexandre Barbosa, o local não tem bebedouro e nem banheiro, que são utilizados no posto de combustível ao lado.

Segundo Jacini, a renovação do contrato de aluguel do prédio foi um dos motivos que causou a mobilização da categoria. Ele explica que o contrato teve de ser renovado porque é difícil encontrar um local adequado para abrigar o Cepol.

“Precisa ser um prédio central, de fácil acesso e com estrutura para acomodar cinco delegacias”, diz.

Mas o secretário garante que já está estudando soluções para o problema, como a compra de um terreno para a construção de sede própria e a locação provisória de outro imóvel.

“Estamos procurando um terreno para construir a sede e enquanto isso vamos alugar outro local para instalar o Cepol”, frisa.

Ele afirma que já tem em vista o imóvel para alugar, mas não irá revelar o local até fechar negócio para evitar o aumento do preço do imóvel.

Ainda de acordo com Jacini, os policiais sugerem que o Centro seja transferido para o prédio do antigo Fórum, onde foi instalado o Memorial da Cultura.

“Ali seria perfeito, mas o local já abriga uma instituição e por isso fica inviável”, diz.

Salário - O Sinpol também reivindica salário maior para a categoria, passando de R$ 2,1 mil para R$ 3,9mil, o mesmo de Mato Grosso, conforme o sindicato. Segundo o Sinpol, o salário de Mato Grosso do Sul é o pior do Centro-Oeste e 18º do País.

Jacini não quis comentar sobre a questão salarial, explicando que esse assunto deve ser tratado com o governador.

Já o governador André Puccinelli afirmou nesta manhã que não negocia “sob pressão” e que irá punir os grevistas. No entanto, garante que está aberto para conversar com a categoria e que o reajuste salarial dos policiais será negociado em março para aumento em maio de 2012.

Nos siga no Google Notícias