ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Chuva sem trégua vira drama para moradores do Jardim Imá

Aline dos Santos e Ricardo Campos Jr. | 04/03/2011 10:09

Para família, dia começou às 5h, quando a água começou a molhar os colchões

“Um dia só a gente aquenta. Mas faço dois, três dias o mesmo serviço. Não aguento mais”, reclama Ivanilde. (Foto: João Garrigó)
“Um dia só a gente aquenta. Mas faço dois, três dias o mesmo serviço. Não aguento mais”, reclama Ivanilde. (Foto: João Garrigó)

A chuva sem trégua que atinge Campo Grande faz com que os moradores do Jardim Imá vivenciem uma extenuante luta contra as águas. Ontem, bombeiros passaram toda a tarde na casa do pedreiro Basílio Ferreira Meireles, de 70 anos, retirando a água com uma bomba.

Mas o alívio durou pouco, a chuva de ontem à noite voltou a alagar a casa. “Faz dois dias que a gente está dentro da água”, conta Ivanilde Cândido Meireles, de 67 anos, esposa de Basílio.

Hoje, o dia começou às 5h, quando a água começou a molhar os colchões espalhados pela sala. No local, estavam o casal de idosos, a nota e dois netos. “Faz três dias que não durmo. O meu marido está ficando doente. Ele fica nervoso porque não pode fazer nada. Fica revoltado”, relata Ivanilde.

A família mora na rua São Luiz. O terreno tem três imóveis. Dono de uma das casas, o neto de Basílio desistiu de ficar no local e foi para a casa de parentes de sua esposa.

Na casa do pedreiro, a cena é de uma vida provisória. Há móveis levantados por todos os cômodos. Enquanto os pesados móveis de madeira apodrecem na água da chuva, contaminada pelos dejetos da fossa.

“Um dia só a gente aquenta. Mas faço dois, três dias o mesmo serviço. Não aguento mais”, reclama Ivanilde, que por volta das 9h, ainda tentava preparar o café da manhã.

“A gente não dorme, fica só preocupado. Não sabe nem para onde vai se encher mais”, conta Darcy. (Foto: João Garrigó)
“A gente não dorme, fica só preocupado. Não sabe nem para onde vai se encher mais”, conta Darcy. (Foto: João Garrigó)

Na rua Maria Isaura da Fonseca, o lamento vem da moradora Darcy Silva, de 68 anos. “A gente não dorme, fica só preocupado. Não sabe nem para onde vai se encher mais”, afirma. Ela, o marido Belmiro Vilhalba, e um neto moram em uma casa de duas peças.

Na mesma rua, o aposentado Leuzino Gomes Ribeiro, de 51 anos, teve o imóvel invadido pela enxurrada. “Quase não dormi por causa da chuva. Fechamos a porta, mas a água mina por debaixo das paredes”. Hoje, ele contava com a solidariedade dos vizinhos para tentar pôr a casa em ordem. “A gente tem que ajudar”, afirma a vizinha Maria de Souza Santana.

Os primeiros quatros dias de março já acumulam mais chuva do que o previsto para todo o mês em Campo Grande. A previsão era que o mês registrasse 162 mm (milímetros) de precipitação, mas já choveram 177 mm.

Nos siga no Google Notícias