ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Jardim Noroeste lidera ranking de infestação do mosquito da dengue

Flávia Lima | 18/12/2015 13:49
Operação de coleta de pneus no Jardim Noroeste; região lidera números referentes à dengue. (Foto:Gerson Walber/Arquivo)
Operação de coleta de pneus no Jardim Noroeste; região lidera números referentes à dengue. (Foto:Gerson Walber/Arquivo)

Durante divulgação na manhã desta sexta-feira (18) do primeiro balanço das ações intensificadas contra a dengue em Campo Grande, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, resaltou que o Jardim Noroeste, bairro que pertence ao Distrito Norte da cidade, continua liderando o ranking dos bairros com maior número de focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti, e de entulhos descartados em vias públicas.

A situação no local é tão grave que o bairro foi o escolhido para o início da força-tarefa em conjunto com o Exército, que prossegue na cidade recolhendo pneus que podem se transformar em focos de proliferação do mosquito.

Do dia 1º a 16 de dezembro os agentes vistoriaram 1.532 imóveis e localizaram 51 focos do Aedes aegypti. Foi preciso o incremento de 12 agentes de saúde para atuar no bairro. Ao todo foram retirados 300 sacos de lixo e entulhos do local.

Apesar de os agentes identificarem 85 focos na região do Nova Lima, onde o índice de infestação também é grande, o secretário considera a situação do Noroeste mais grave devido a sua amplitude e ao fato de 86% dos focos identificados em toda a Capital estarem dentro dos quintais.

No Noroeste, é comum observar lixo espalhado nas ruas, sem contar o lixão improvisado pelos próprios moradores, onde é feito o descarte de todo tipo de material.

Como a única via asfaltada no bairro é a Rua Vaz de Caminha, onde há a linha de ônibus, a falta de pavimentação nas demais ruas acaba incentivando a atitude de moradores que deixam o lixo jogado em frente às casas, muitas, sem lixeiras, o que atrai animais, que espalham a sujeira pelo chão.

Segundo o levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o Jardim Los Angeles, Parque do Lageado, Indubrasil, Centro e o distrito de Anhanduí também apresentam situação crítica. O maior número de focos foi encontrado no Centro, (89), Anhanduí , Los Angeles e Lageado, com 44 focos cada, e Nova Lima (85).

A borrifação acontece em todas as regiões. Só no Jardim Noroeste, 699 quarteirões foram borrifados em um período de 15 dias.

Nos siga no Google Notícias