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Capital

Jornal Digital em escola eleva em 43% o número de alunos acima da média

Mariana Lopes | 29/10/2013 16:45
Capa da primeira edição do Jornal Digital, com o tema Educação no Trânsito (Foto: Reprodução)
Capa da primeira edição do Jornal Digital, com o tema Educação no Trânsito (Foto: Reprodução)

Na turma de 30 alunos do 5º ano, da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, no Jardim Buriti, em Campo Grande, um projeto educacional aumentou em 43% o número de estudantes com notas acima da média na disciplina de Língua Portuguesa.

Desde o começo ano, a escola desenvolve o Jornal Digital com os alunos e o resultado foi surpreendente em um curto período, conforme relatos do coordenador de mídias da escola, professor Alexandre Gonçalves de Souza, 28 anos.

“A maioria dos alunos tem muita dificuldade na Língua Portuguesa, no bimestre passado fizemos um simulado e 74% deles estavam abaixo da média, agora, depois do jornal, o resultado subiu para 69% que estão acima da média”, destaca Alexandre.

O primeiro passo do projeto é discutir com os alunos opções temas que podem entrar no jornal. Com as sugestões em mãos, os estudantes vão para o laboratório de informática para pesquisar e ampliar o conhecimento sobre cada assunto sugerido.

“Como estamos na periferia, muitos alunos têm o primeiro contato com computadores e informações da internet aqui na escola, então contribui também neste quesito para a educação do aluno”, afirma o coordenador de mídias da escola.

Depois da pesquisa, a terceira etapa é peneirar os temas sugeridos e definir apenas um para ser trabalhado no jornal. Em seguida, é hora de os alunos colocarem a mão na massa e produzir as matérias que serão publicadas.

Com os textos prontos, o próximo passo é corrigi-los. “Fazemos isso em sala de aula, junto com todos os alunos, projetamos no telão o material que eles produziram e mostramos onde está o erro, e daí eles aprendem melhor”, comenta o professor Alexandre.

Por fim, todo o material produzido é enviado para a agência de Publicidade e Propaganda que foi montada na escola, 30 Ideias, onde o jornal é diagramado. Porém, antes disso, os alunos acompanham profissionais da agência para tirarem fotos que ilustram as matérias.

Para ajudar a divulgar o trabalho dos estudantes, a escola criou um fan page no Facebook, na qual todas as edições do informativo são publicadas. Confira a página aqui.

A 3ª edição do jornal Infolinda deve sair na próxima semana, com o tema “Inclusão Social Dentro da Escola”. “Aqui temos muitas crianças com deficiência e os alunos acharam interessante abordar este assunto”, justifica Alexandre.
A primeira edição, lançada no início deste ano, abordou a “Educação no Trânsito”. No bimestre seguinte, as matérias foram sobre “Meio Ambiente”.

Prêmio – O Jornal Digital é o segundo projeto desenvolvido pela escola que deu frutos. No ano passado, professores e alunos montaram a Agência 30 Ideias, que trabalho com artes gráficas no colégio.

Com a agência, a escola ganhou o prêmio do MEC (Ministério da Educação) “Professores do Brasil”. “Também ganhamos reconhecimento do Governo do Estado, através de uma comenda de professor comprometido, e ganhamos ainda o prêmio Microsoft de educadores inovadores”, recorda o coordenador de mídias.

Alexandre destaca ainda que com o projeto da agência a escola foi representar o Brasil na República Techa, pelo prêmio da Microsoft. “Todos os projetos contribuíram para que a escola fosse reconhecida como a melhor do Estado em gestão escolar, e ainda fomos classificados entre as seis melhores do Brasil”, ressalta o professor.

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