ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Juiz condena jovem a 13 anos de prisão por morte de garota de programa

Aline Queiroz e Viviane Oliveira | 01/04/2011 18:16

Amigo que dirigiu carro foi absolvido e terceiro envolvido no crime será julgado no fim do mês

Fernando foi condenado em julgamento hoje. (Foto: João Garrigó)
Fernando foi condenado em julgamento hoje. (Foto: João Garrigó)

O júri popular condenou Fernando Verone pela morte da garota de programa Claudinéia Rodrigues Mendes, crime ocorrido em maio de 2009. A sentença do juiz Aluízio Pereira dos Santos determina que ele fique preso 13 anos e 6 meses.

A defesa de Fernando tem cinco dias para recorrer da sentença. O advogado Afrânio Corrêa explica que fará o recurso neste prazo. Questionado se Fernando aguardaria ao recurso em liberdade, o rapaz disse um sonoro “lógico”, aos risos.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul já havia concedido habeas corpus preventivo e, por este motivo, ele pode recorrer em liberdade.

Fernando teve participação ativa no crime e, por este motivo, foi condenado por homicídio doloso e ocultação de cadáver.

O amigo dele, Hugo Pereira da Silva, foi absolvido da acusação. O juiz entendeu que ele teve menor participação no assassinato.

Na noite do crime, Hugo dirigia o carro ocupado pelos três amigos, que abordaram Claudinéia e uma amiga, antes do crime.

Elas entraram no veículo e, quando os rapazes disseram não ter dinheiro para o programa, a amiga desconfiou e se jogou do carro em movimento.

Claudinéia foi levada para os fundos do Bairro Nova Campo Grande, onde foi assassinada. Ela foi espancada e apedrejada até a morte.

Mais um - Já o terceiro acusado, Leonardo Leite Cardoso conseguiu adiar o julgamento dele para o dia 27 de abril. Minutos antes do julgamento de hoje ele conseguiu o direito de ser julgado separadamente.

Leonardo não compareceu ao fórum na manhã de hoje, ele é apontado como o autor das pedradas que mataram Claudinéia.

O MPE chegou a pedir hoje a prisão de Leonardo, pela ausência, mas a solicitação foi negada. Na avaliação da promotoria, o código de processo penal não prevê desmembramento do júri e o órgão “não vislumbra qualquer possibilidade disso e é veemente contra o adiamento por falta de amparo legal”.

Segundo a acusação, Hugo apenas assistiu ao crime, mas Fernando e Leonardo tiveram participação direta.

Claudinéia foi espancada e morta a pedradas. A garota foi abordada pelos 3 na região da Praça Ary Coelho e no dia seguinte foi encontrada morta em área perto da aeroporto de Campo Grande.

A jovem tinha dois filhos e sustentava a família na época.

Os 3 foram presos na sequência e, em reconstituição, Hugo disse que havia apenas assistido ao crime, mas Fernando e Leonardo atribuíram uns aos outro a autoria do assassinato.

Na época, Hugo cursava Ciências Contábeis e Fernando o curso de Direito.

A família de Claudinéia não participou do julgamento, que lotou o plenário do Fórum. O julgamento começou às 8 horas e terminou às 18 horas.

Nos siga no Google Notícias