ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Juiz manda Olarte divulgar salários nominal de todos os servidores

Thiago de Souza | 27/07/2015 21:17
Prefeito Gilmar Olarte tem 72 horas para publicar nomes e salários de todos os servidores municipais. (Foto: Arquivo CGNews)
Prefeito Gilmar Olarte tem 72 horas para publicar nomes e salários de todos os servidores municipais. (Foto: Arquivo CGNews)

A Justiça acatou, na tarde desta segunda-feira (27), pedido de liminar que obriga o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), a divulgar, em até 72 horas, a lista com o nome, cargos e salários de todos os servidores municipais, efetivos ou não.

A liminar atende pedido da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), que entendeu como injusta e tendenciosa, a divulgação por parte da administração municipal de nomes e salários de servidores de apenas duas categorias, justamente de professores e enfermeiros, que na ocasião, 23 de junho, estavam em greve.

O juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira, concedeu a liminar a pedido do sindicato e a lista deverá ser publicada a partir da notificação do representante do município.

O advogado da ACP, Ronaldo Franco reclamou que a divulgação parcial se constitui em “transparência seletiva”, e que leva ao público a impressão de que alguns servidores em greve têm altos salários e não necessitam reivindicar remuneração melhor. Franco ainda acusa a Prefeitura de pressionar os servidores municipais que estavam em greve. “Isso foi uma retaliação à greve. Usaram a transparência contra quem estava em greve”, reclamou o advogado.

No último dia 24 de junho, a administração municipal havia divulgado que iria disponibilizar no portal da transparência a remuneração dos 25,4 mil servidores. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os dados são divulgados conforme a liberação das listagens pela Semad (Secretaria Municipal de Administração).

Franco conclui dizendo que a categoria, que está em greve desde o dia 25 de maio, não é contra a divulgação de nomes nem salários de servidores. “Somos a favor, porém tem de ser de todos”, pontuou o advogado.

O STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que o cidadão que decide ingressar no serviço público adere ao regime jurídico próprio da Administração Púbica, que prevê a publicidade de todas as informações de interesse da coletividade, dentre elas a remuneração dos seus servidores. Desta forma, o cargo e função titularizados pelo servidor público e sua remuneração são informações de interesse geral, tendo em vista se tratar de agente público.

A Prefeitura de Campo Grande já divulgou os salários dos médicos, enfermeiros, guardas municipais, professores e agentes de saúde e de endemias. 

Nos siga no Google Notícias