ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Juiz rejeita recurso contra sentença que mandou jornalista a júri popular

Marta Ferreira | 16/12/2010 10:11

Acusação quer manter caso como homicídio duplamente qualificado

O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri e dos Crimes Dolosos Contra a Vida de Campo Grande, rejeitou o recurso apresentado pela acusação contra a sentença que mandou para o júri popular o jornalista Agnaldo Ferreira Gonçalves, 61 anos, pelo assassinato do menino Rogério Pedra em uma briga de trânsito com o tio do garoto, em novembro do ano passado.

O MPE (Ministério Público Estadual) e o assistente de acusação, o advogado Ricardo Trad, recorreram para manter o caso como homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O juiz, na sentência de pronúncia, desconsiderou essas qualificadoras, mandando Agnaldo a júri por homicídio simples em relação ao garoto.

O jornalista também será julgado, conforme definiu o juiz, por três tentativas de homicídio: contra o avô do garoto, que foi ferido; a irmã dele, que estava no carro; e o tio, com quem Agnaldo se desentendeu no trânsito, provocando a confusão que terminou na morte de Rogerinho.

Para o MPE ao definir a morte de Rogerinho como homicídio simples, o juiz fez juízo de valor das provas, em vez de permitir que o júri popular tomasse essa decisão.

O magistrado, ao rejeitar o recurso do MPE, afirma que fez exatamente o que devia ser feito, a análise das provas. “É, por meio dessa análise, que o juiz mantém a imputação típico-penal e qualificadoras quando, nesta fase, à luz exatamente das provas produzidas, haja possibilidade de várias versões e dinâmicas”, afirma.

“No entanto, quando essa mesma prova afasta por completo a possibilidade de eventual imputação ou de virtual qualificadora, o Estado-juiz tem o dever de arredá-la”, prossegue.

O magistrado afirma no texto que, para que fosse considerado um crime por motivo torpe, deveria ter havido premeditação, o que não foi o caso. Em relação ao uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, Garcete disse que também seria uma circunstância que demanda planejamento.

E agora?Com a negativa do magistrado, o recurso agora vai para a análise do TJ (Tribunal de Justiça).

O advogado Ricardo Trad, contratado pela família do menino para fazer a assistência da acusação, também entrou com recurso, pedindo que fosse feita uma nova sentença de pronúncia e o pedido também foi rejeitado.

Trad afirma que, ao desconsiderar as qualificadoras apresentadas pelo MPE, a possibilidade de pena pela morte de Rogerinho caiu de até 30 anos para no máximo 20 anos.

O advogado acredita que o TJ só julgue o recurso contra a sentença de pronúncia no próximo ano, em fevereiro, em razão dos recessos de fim de ano.

Nos siga no Google Notícias