ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Juiz tomba Afonso Pena com ciclovia, mas proíbe corredor de ônibus

Michel Faustino | 14/11/2014 18:00
A decisão proibi que haja qualquer tipo de intervenção dos dois lados de toda a extensão da via. (Foto: Marcos Ermínio)
A decisão proibi que haja qualquer tipo de intervenção dos dois lados de toda a extensão da via. (Foto: Marcos Ermínio)

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, determinou o tombamento do canteiro central da Avenida Afonso Pena. As ciclovias que hoje cortam os canteiro serão mantidas, porém, fica proibido a utilização do espaço para a construção de corredores de ônibus ou qualquer outra intervenção dos dois lados da via.

O tombamento do canteiro central da avenida Afonso Pena, no trecho entre avenida Tiradentes e rua Ceará, vem sendo discutido há mais de seis anos e em 2009, o Ministério Público Estadual interviu junto a Fundac (Fundação Municipal de Cultura), para que o processo de tombamento “andasse”. Em 2013 o Conselho Municipal de Cultura deliberou por unanimidade em favor do tombamento e o processo aguardava homologação.

Em junho deste ano, o prefeito Gilmar Olarte (PP) chegou a suspender o processo de tombamento após pedido da classe empresarial que alega prejuízos ao desenvolvimento da cidade e da região central. Diante da hipótese de intervenção no canteiro central para a construção de corredores de ônibus o Ministério Público emitiu liminar proibindo qualquer intervenção.

Na decisão, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido para determinar o término do processo de tombamento dos canteiros centrais em 60 dias, que se mantenham os cuidados necessários para preservar local nos aspectos paisagístico, cultural e histórico, com manutenção fitosanitária; proibir o Município de destruir os canteiros total ou parcialmente; e proibir o Município de transformar os canteiros centrais para realçar os valores histórico, cultural ou paisagístico.

Nos siga no Google Notícias