ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Junta médica decidirá se PM que matou marido pode voltar ao trabalho

Em liberdade, tenente-coronel terá de passar por avaliação, pedindo ou não afastamento

Anahi Zurutuza | 19/07/2016 17:58
Itamara Romeiro também responderá a sindicância (Foto: Reprodução/Facebook)
Itamara Romeiro também responderá a sindicância (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma junta médica da própria PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) avaliará se a tenente-coronel Itamara Romeiro Nogueira, 40, tem condições de voltar ao trabalho. A servidora, que trabalhava como ajudante de ordem do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), matou a tiros o marido, o major Valdeni Lopes Nogueira, 47, na semana passada.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a militar pode ou não pedir afastamento das funções, mas diante dos fatos, é obrigatório que ela passe por análise de médicos e psicólogos antes de reassumir o posto.

A defesa dela deve pedir a licença temporária da servidora para tratamento psicológico. “Ela está se mostrando com um poder de recuperação até razoável, embora a gente tenha recomendado um tratamento psicológico, o acompanhamento de profissionais, até porque como todos sabem, após o evento houve ela teve a ideia dela tirar a própria vida”, afirmou o advogado da PM, José Roberto da Rosa.

Expulsão – Uma expulsão ou aposentadoria da servidora só será decida após a condenação dela na Justiça comum. Uma investigação sobre a conduta de Itamara já foi aberta pela corporação e ela já foi ouvida pela Corregedoria da PM uma vez. 

Ainda conforme a assessoria de comunicação, em tese, policiais militares condenados criminalmente a mais de dois anos de prisão têm de ser exonerados. Mas, existem atenuantes e tudo depende análise jurídica.

Caso - Na tarde de terça-feira (12), o casal estava discutindo e por volta das 16h30 a mulher teria efetuado ao menos dois disparos contra o marido. Com a chegada da PM, Itamara teria se trancado na residência e se negado a entregar a arma, mas confessou o crime.

O advogado da tenente-coronel vem afirmando que Itamara foi vítima de violência doméstica, que já ocorria há tempos, e desta vez, agredida com socos e tapas, teria sido ameaçada de morte pelo marido e agiu em legítima defesa.

Mas, o irmão da vítima, Valdeci Alves Nogueira, 49, contesta. Ele afirma que por ser profissional da área de segurança, Itamara conhecia a arma e a munição que utilizou para matar Valdeni. “Ela sabia que não precisava de muitos tiros e que com um tiro naquela região do corpo ele iria morrer”, acredita.

Nos siga no Google Notícias