ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Justiça arquiva processo contra PM que matou gerente e assaltante

Aline dos Santos | 28/03/2012 10:24

O roubo foi na noite do dia 5 de julho, no bairro Taveirópolis

Gerente de supermercado e ladrão foram mortos em reação a assalto. (Foto: João Garrigó)
Gerente de supermercado e ladrão foram mortos em reação a assalto. (Foto: João Garrigó)

A Justiça determinou o arquivamento do processo contra o policial militar que matou um assaltante e o gerente durante assalto ao supermercado Souza, em Campo Grande. O roubo foi na noite do dia 5 de julho, no bairro Taveirópolis.

Dois rapazes entraram no comércio e levaram o dinheiro do caixa. O policial militar Marcos Ambrozio , que estava de folga, chegou correndo ao local e efetuou os disparos. Na ação, foram mortos o gerente Carlos Expedito Ferreira Boccia, de 41 anos, e o assaltante Maycon Higor Aquino Paes, de 18 anos. O gerente ainda foi socorrido, mas faleceu no hospital.

O policial foi indiciado por duplo homicídio culposo (sem intenção de matar). Na última segunda-feira, o caso foi arquivado pela Auditoria Militar. De acordo com o juiz Aldo Ferreira da Silva Júnior, “restou cabalmente demonstrado nos autos de inquérito policial a inexistência de elementos para a propositura de ação penal militar”.

O arquivamento foi fundamentando no artigo 25 do Código Pena Militar, que dispõe sobre crime praticado na presença do inimigo. Ao pedir o indiciamento, a Polícia Civil apontou que não ficou clara a legítima defesa.

Três armas foram apreendidas no local do crime: um revólver calibre 22, um revólver calibre 38 (encontrado com Maycon) e a pistola utilizada pelo policial. O adolescente que foi apreendido afirmou em depoimento ao MPE (Ministério Público Estadual) que somente a arma calibre 22, que estava com ele, foi usada no assalto.

À época houve denuncia de que o policial trabalhava como segurança do comércio, o que foi negado pelo PM e pelo dono do supermercado.

Indenização – A família de Carlos Expedito Ferreira Boccia entrou com pedido de indenização contra o Estado. De acordo com o advogado Rodolfo Carneiro Homem de Carvalho, é aguardada a decisão da Justiça. Segundo ele, o arquivamento do processo criminal não interfere no pedido. O gerente era casado e deixou dois filhos.

Imagem - Com uma hora de duração, um vídeo do sistema de segurança mostra a movimentação do mercado no dia do assalto. Havia poucas pessoas dentro do estabelecimento, quando apareceram os dois assaltantes.

Eles chegam de bicicleta e já foram em direção ao caixa. Nas imagens, o comparsa de Maycon, um adolescente de 17 anos, aborda o gerente e pega o dinheiro que estava com ele.

O outro assaltante aborda as funcionárias dos caixas e sai do mercado. Em seguida, a imagem o mostra correndo de volta para o local e sendo baleado nas costas pelo policial, que efetuou mais dois disparos. Os bandidos não efetuaram disparos contra o policial.

Nos siga no Google Notícias