ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Justiça busca hoje acordo para destravar obra do Aquário do Pantanal

Aline dos Santos e Mayara Bueno | 21/01/2016 10:04
Aquário do Pantanal é obra milionária e parada em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Aquário do Pantanal é obra milionária e parada em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Justiça tenta nesta quinta-feira um acordo entre a Egelte Engenharia e o governo do Estado para destravar o Aquário do Pantanal. No entanto, a empresa antecipou que não pretende negociar. Segundo Vinícius Leite, advogado da Egelte, será mantido o posicionamento de não retomar a obra.

Já a assessoria de imprensa da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) informou que o secretário Ednei Marcelo Miglioli e o assessor jurídico da pasta vão à reunião. Contudo, não se manifestou se o governo está aberto a acordo.

A reunião será às 14h30 no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A tentativa de entendimento será mediada pelo juiz José Ale Ahmad Netto, convocado para atuar como desembargador.

Em dezembro de 2015, o governo se preparava para rescindir o contrato com a Egelte e convocar a segunda colocada da licitação. No entanto, por meio de um agravo de instrumento, a empresa travou todas as ações a respeito do projeto.

O histórico da obra começa em fevereiro de 2011, quando a Egelte venceu licitação para construir o Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, nome oficial do aquário, por R$ 84 milhões.

Porém, em março de 2014 a construção foi repassada em subempreita para a Proteco Construções Ltda, empresa que desde o ano passado é investigada pela PF (Polícia Federal) e MPE (Ministério Público Estadual). Gravações autorizadas pela Justiça revelam negociação com o primeiro escalão do governo passado para o repasse da obra de forma “extraoficial” para a outra empresa.

Com a divulgação das denúncias, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou em 22 de julho de 2014 que a administração estadual suspendesse os contratos com a Proteco. A orientação foi acatada e o governo informou que a Egelte deveria retomar a obra. A expectativa era de que a empresa rompesse o contrato de subempreita com a Proteco e voltasse para concluir o empreendimento.

No entanto, a Egelte se recusou a assumir a obra, cujo custo total supera R$ 230 milhões. Um dos pedidos é a realização de auditoria.

Nos siga no Google Notícias