ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça cria central responsável pela escuta de menores vítimas de violência

Alan Diógenes | 03/04/2014 21:37

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul criou a Central de Depoimento Especial, que será responsável pela escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (03) no Diário da Justiça.

Em março, foi aprovado o projeto de resolução que transforma a Central de Cartas Precatórias da Capital na 7ª Vara Criminal, permitindo que o depoimento especial fosse implantado. A alteração atende também a recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para que os tribunais viabilizem a criação de varas especializadas em direito da infância e juventude.

A ação foi promovida devido a necessidade de se viabilizar a produção de provas testemunhais de maior confiabilidade e qualidade nas ações penais em que crianças são vítimas ou testemunhas.

A central auxiliará os juízos na oitiva de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência, realizando a colheita do depoimento em ambiente separado da sala de audiência, por meio de videoconferência, assegurando-se segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento.

Nos siga no Google Notícias